Blog Magno Martins – A direção nacional do PSB designou uma nova comissão provisória para responder pela legenda em Água Preta, município da Zona da Mata Sul pernambucana, integrada por militantes indicados e pelo ex-deputado federal e pré-candidato a prefeito, João Fernando Coutinho.
A nova presidente do PSB de Água Preta é a militante Argentina Nunes Carneiro, que já praticou seu primeiro ato administrativo: publicou, ontem, o edital convocando para o dia 5 de agosto a convenção que vai homologar a chapa de candidatos a vereador pelo partido e formalizar o apoio à candidatura de João Fernando, que concorrerá à prefeitura pelo Solidariedade.
Com a mudança, o grupo político rival, liderado pelo ex-prefeito Noé Magalhaes, não perde apenas o comando da legenda no município. Fica impossibilitado de também contar com a candidatura do atual prefeito, Miruca de Noé, que assumiu o posto após o afastamento definitivo pela justiça tanto de Noé quanto do Vice-prefeito, Neto.
Noé Magalhães foi preso em setembro de 2023 e cassado por unanimidade pelo Tribunal Superior Eleitoral, em maio deste ano, por abuso de poder econômico e compra de votos.
A troca de comando do PSB de Agua Preta se deu por decisão do presidente nacional socialista, Carlos Siqueira, que atendeu um pedido dos movimentos de mulheres do partido, nos planos Nacional e Estadual de Pernambuco, depois que Noé Magalhaes gravou um vídeo ofensivo à ex-vice-prefeita Julieta Pontual, mãe do pré-candidato João Fernando Coutinho.
Na ultima quarta-feira, Julieta Pontual foi recebida por Carlos Siqueira na sede nacional da organização, onde chegou acompanhada pela secretária nacional de mulheres do PSB, Dora Pires, também dirigente do PSB de Pernambuco.
O grupo que agora controla novamente o PSB de Água Preta tem longa história na agremiação. Eduardo Coutinho foi prefeito quatro vezes, tendo recebido o apoio do ex-governador Miguel Arraes e de Eduardo Campos. Já João Fernando Coutinho foi deputado estadual duas vezes e deputado federal na legislatura 2015-2019.