Sinal verde para o anúncio…

Por Arthur Cunha – especial para o Blog do Magno Martins

Os deputados estaduais aprovaram, sem sobressaltos, a reforma administrativa do governador Paulo Câmara nessa quarta – até a oposição votou a favor. Superada essa etapa, agora o socialista já tem sinal verde para anunciar o seu time. Paulo havia estipulado o dia de amanhã para tornar público seu secretariado, mas já pode anunciar a escalação hoje. Faltam, no entanto, alguns detalhes para fechar questão.

O dia ontem foi de articulações. Depois de reunir-se com seu núcleo duro, Câmara encontrou-se com lideranças de partidos aliados para fechar os detalhes. Uma delas foi o presidente estadual do PP, Eduardo da Fonte. Os progressistas manterão um bom espaço no primeiro escalão, mas, em virtude do rodízio que Paulo promoverá, não devem permanecer na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e em vinculadas como os portos de Suape e do Recife, além da AD/Diper.

A recondução ao cargo de Eriberto Medeiros, presidente da Assembleia Legislativa – o que já é prego batido e ponta virada –, entrará como cota do PP na correlação de forças da Frente Popular. A legenda também terá Cloves Benevides na pasta de Políticas de Prevenção às Drogas; ele é o atual titular da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude.

PCdoB e PDT ainda estão em negociações com o governador. A exemplo do PP, as siglas, que hoje comandam Cultura e Agricultura, preservarão cadeiras no primeiro escalão estadual, mas em outras pastas. Ainda que fique sem nenhuma secretaria, o Solidariedade terá seu espaço ampliado. Os últimos acertos devem ser finalizados hoje e o secretariado pode sair a qualquer momento.