Bodas é o nome da celebração das festas de casamento, sejam elas no civil ou religioso. As bodas são comemoradas todos os anos e a cada ano recebe um significado e uma denominação diferente.
O termo boda tem sua origem no latim “vota” que significa “promessa”. Boda é uma celebração de casamento, o nome é mais usado no plural: bodas e se refere aos votos matrimoniais, feitos no dia do casamento. Para cada ano de bodas existe um material que representa a nova etapa, e já é uma celebração tradicional na cultura ocidental comemorar o aniversário de bodas.
A tradição das bodas surgiu na Alemanha, onde era costume de pequenos povoados, oferecer uma coroa de prata aos casais que fizessem 25 anos de casados, e uma de ouro aos que chegassem aos 50. Então, com o passar dos séculos, foram criadas outras simbologias para os anos seguintes, e quanto mais tempo de casado, maior é a importância do material, que vai do mais frágil ao mais resistente.
Além dos nomes das bodas de casamento, também é possível encontrar listas com nomes de bodas de namoro, para comemoração dos meses e anos. É importante referir que as listas não são oficiais, e por isso muitas vezes há diferenças na designação de algumas bodas.
Nome das Bodas
1º. ano: Bodas de papel 2º. ano: Bodas de algodão 3º. ano: Bodas de couro ou trigo 4º. ano: Bodas de flores frutas 5º. ano: Bodas de Madeira ou ferro 6º. ano: Bodas de açúcar ou perfume 7º. ano: Bodas de latão ou lã 8º. ano: Bodas de barro ou papoula 9º. ano: Bodas de cerâmica ou vime 10º. ano: Bodas de estanho ou zinco 11º. ano: Bodas de aço 12º. ano: Bodas de seda ou ônix 13º. ano: Bodas de linho ou renda 14º. ano: Bodas de marfim 15º. ano: Bodas de cristal 20º. ano: Bodas de porcelana 25º. ano: Bodas de prata 30º. ano: Bodas de pérola 35º. ano: Bodas de coral 40º. ano: Bodas de esmeralda 45º. ano: Bodas de rubi 50º. ano: Bodas de ouro 55º. ano: Bodas de ametista 60º. ano: Bodas de diamante 65º. ano: Bodas de platina 75º. ano: Bodas de brilhante ou alabastro