Ao engravidar, toda mulher deve saber que tem início um período ímpar em sua vida, em que alguns cuidados devem ser tomados. O principal é buscar um médico de sua confiança para fazer o pré-natal. É importante saber, também, que o ultrassom é um dos exames mais solicitados para acompanhar as condições de saúde da gestante e do bebê.
O ultrassonografista – que é o profissional que entende bem os princípios físicos dessa tecnologia que se baseia em ondas sonoras que nós, humanos, não somos capazes de ouvir – está apto a otimizar a qualidade da imagem, contribuindo para um diagnóstico de alta qualidade e precisão. Mesmo assim, é comum que as gestantes tenham várias dúvidas a respeito desse exame tão requisitado durante a gravidez. Sendo assim, vale a pena ressaltar alguns pontos importantes sobre o ultrassom:
1. Segurança. Trata-se de um exame isento de contraindicações tanto para a mãe quanto para o feto. No caso do ultrassom com dopplerfluxometria colorida, que analisa o fluxo sanguíneo em diferentes vasos do corpo humano, recomendamos que seja realizado somente após a 9ª semana de gestação, para maior segurança.
2. Som e imagem. As semanas de gestação são contadas a partir da data da última menstruação. Sendo assim, é possível enxergar o embrião a partir da quinta semana pelo ultrassom transvaginal ou, ainda, a partir da sexta semana via suprapúbica. Apesar de o embrião medir poucos milímetros nessa fase, é possível identificar e ouvir seus batimentos cardíacos. Mas o bebê não ouve os sons emitidos pelo equipamento. Portanto, não é necessário se preocupar com isso.
Continua…