Será neste domingo (04) a eleição para a escolha dos 5 conselheiros tutelares, que defenderão as normas estabelecidas no Estatuto da Criança e do Adolescente, durante o próximo quatriênio.
É a primeira vez que a eleição é unificada em todo o Brasil. Embora tenha data determinada por legislação federal, as eleições têm regras determinadas por leis municipais. Com isso, cada cidade estipula suas normas para o processo.
Segundo informação da comissão eleitoral composta por Neto Salvino, Gabriel Moura e Rodrigo Lima, o voto é manual e a cédula de papel por determinação do TRE-PE, que só disponibilizou urnas de lona. Para isso, um aparato de escrutinadores foi montado para a contagem dos votos.
Em João Alfredo, chama a atenção do nível da campanha, similar a um processo de escolha para vereador, tamanho o investimento em mídia de alguns candidatos. De acordo com a legislação vigente, em João Alfredo o eleitor só pode votar em apenas um candidato.
A Prefeitura Municipal de João Alfredo disponibilizará transporte para o deslocamento dos eleitores que residem na zona rural, rumo ao Ginásio Poliesportivo Djair Santos, local determinado para as sessões eleitorais.
O resultado, apesar da votação manual, deve sair neste domingo mesmo à noite.
Eis os nove candidatos ao Conselho Tutelar de João Alfredo:
Elzinho Araújo
Nº 01
Zé Maria
Nº 02
Neto de Vera
Nº 05
Geovanni Ferreira
Nº 06
Vaninha
Nº 07
Ana
Nº 08
Fábio
Nº 10
Paula de Silvio do Toyota
Nº 14
Draylton Braz
Nº 18
Fotos: Cícero Marison / Conexão 4