Por: Elizabeth Souza/Diário de Pernambuco – Após anunciar apoio à candidatura de Marília Arraes (SD) em Pernambuco, na última semana, o ex-presidente Lula (PT) surge em guia eleitoral pedindo votos para a candidata. “Vote Lula para presidente e Marília para governadora”, diz o petista em trecho do vídeo veiculado nesta terça-feira. Na disputa pelo governo do estado Marília enfrenta Raquel Lyra (PSDB), que tem liderado as pesquisas de intenção de voto, neste segundo turno.
Tendo apoiado a candidatura de Danilo Cabral (PSB) no primeiro turno das eleições no estado, Lula, nesta segunda fase da disputa, declarou apoio ao nome de Marília Arraes, que desde o primeiro turno lidera palanque para o ex-presidente. “Vamos eleger Marília Arraes governadora, uma mulher guerreira, competente que sempre esteve ao meu lado”, destaca em primeiro guia eleitoral em que aparece declarando apoio à candidata.
“Vamos juntos devolver o emprego, a comida no prato e a alegria para o povo pernambucano. Vote Lula para presidente e Marília para governadora”, finaliza o candidato que também agradece os votos recebidos em sua terra natal. O petista teve 65,27% dos votos válidos do eleitorado pernambucano, ante 29,91% de Bolsonaro.
O apoio do PT ao nome de Marília Arraes ocorre em consonância com outras siglas que, durante o primeiro turno, assumiram posições adversárias à candidata. As movimentações do Partido dos Trabalhadores e de outras legendas da Frente Popular, como o próprio PSB – que também subirá no palanque da candidata neste 2º turno – vem com o objetivo maior de pavimentar caminhos para a vitória de Lula, que enfrenta Bolsonaro na disputa pela presidência.