Nos bastidores da Assembleia Legislativa de Pernambuco o sentimento dos parlamentares é o de que a delegada Gleide Ângelo, deputada mais votada da história de Pernambuco com 412 mil votos, não topará entrar na disputa pela prefeitura do Jaboatão dos Guararapes em outubro. A avaliação é de que Gleide não teria equipe para tocar um município do porte de Jaboatão e não estaria disposta a colocar em risco seu capital político e eleitoral em 2020.
Se confirmada a tese, uma vez que Gleide nunca admitiu ser candidata em Jaboatão, o cenário clareia para o prefeito Anderson Ferreira na busca pela reeleição, uma vez que seus principais adversários não teriam condições de apresentar um projeto consistente para a cidade, haja vista que o ex-prefeito Elias Gomes mudou-se de mala e cuia para o Cabo de Santo Agostinho e Neco, seu adversário no segundo turno de 2016, saiu bastante fragilizado das urnas em 2018. Ficaria então um caminho praticamente sem adversários para o prefeito Anderson Ferreira.
A única mudança que poderia haver de panorama seria a apresentação de um nome com densidade política e que pudesse receber o apoio integral do Palácio do Campo das Princesas. Este nome, ainda sem uma definição, teria que unificar a oposição na cidade e ainda contar com a delegada Gleide Ângelo em seu palanque para apresentar uma alternativa que faça frente a Anderson, que segue favorito na busca pelo segundo mandato. (Edmar Lyra)