Por: Elizabeth Souza/Diário de Pernambuco – Aliado de Lula (PT) nas eleições deste ano, o deputado federal André Janones (Avante) manifestou, nesta quinta-feira, apoio ao nome de Marília Arraes (SD), em Pernambuco. O anúncio foi feito na presença de Sebastião Oliveira (Avante) – candidato a vice-governador pela chapa de Marília -, que foi a Belo Horizonte, ontem, a pedido do presidente nacional do Avante, Luiz Tibé, e do próprio Janones. Durante a viagem, Sebastião também se encontrou com o ex-presidente petista.
“Eu queria também aí em Pernambuco poder contribuir para termos um estado (…) com menos desigualdades sociais, com auxílio emergencial para todo mundo que precisa, para o povo poder ter comida na mesa”, diz Janones em vídeo divulgado nas redes sociais. “(…) Preciso ter alguém aí para representar meu povo por isso que eu decidi caminhar junto com Marília Arraes junto com o nosso vice-governador (…) meu colega de Câmara dos Deputados, nosso querido Sebastião Oliveira”, completa.
Ao final da transmissão, Sebastião agradece o apoio e menciona o ex-presidente Lula.
“Estamos juntos, Janones, muito obrigado e obrigado ainda pelo grande gesto que você fez com o presidente Lula para caminharmos juntos num pensamento só: o povo brasileiro”, conclui. Sebastião, líder do Avante na Câmara dos Deputados, foi um dos parlamentares que ajudou a incentivar a retirada do nome de André Janones da disputa pela presidência em apoio à candidatura do líder petista, o que ocorreu no último dia 4 de agosto, um dia antes do encerramento das convenções partidárias.
Lula
Em visita a Belo Horizonte, Sebastião Oliveira também esteve com o candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva. Na oportunidade, os candidatos conversaram sobre cenário nacional e campanha em Pernambuco, estado em que Marília Arraes, rival de Danilo Cabral (PSB) – candidato de Lula no estado – disputa as eleições pelo Palácio das Princesas. O Avante também apresentou a Lula propostas para que sejam integradas ao plano de governo petista, como temas ligados à saúde mental e à renda mínima.
No estado pernambucano, Lula conta com o apoio de três palanques, mas o PSB, devido a acordos nacionais com o PT, exigiu protagonismo no apoio. Com isso, o petista já anunciou que o seu único candidato no estado é Danilo Cabral. No entanto, Marília Arraes e João Arnaldo, candidatos/as ao governo pelo Solidariedade e pelo Psol, respectivamente, lideram palanques lulistas, mesmo sem o apoio explícito do ex-presidente.
No entanto, as recentes movimentações na cena política demonstram um certo apoio implícito de Lula ao nome de Marília. Com o gesto de Janones, Sebastião afirma que os laços com o petista serão fortalecidos. “Servirá de ponte com Lula”, declara “Janones, sem dúvida alguma, ganhou a confiança de Lula. Fez um gesto largo, republicano e de quem gosta de unidade e não de cisão”, comentou o candidato a vice-governador em entrevista ao Diario. “O mais importante é que nós estamos com Lula e o povo de Lula está com Marília”, finalizou Sebastião.