Sebastião Oliveira explica adesão do Avante ao governo Raquel Lyra e destaca papel de Manuca

Blog Ponto de Vista – O presidente estadual do Avante, Sebastião Oliveira, esclareceu, em entrevista exclusiva ao Blog Ponto de Vista, os motivos que levaram o partido a integrar a base do governo de Raquel Lyra (PSDB) em Pernambuco. Segundo ele, a decisão foi tomada após ampla consulta às lideranças partidárias, incluindo prefeitos e ex-prefeitos, que avaliaram como estratégica a aliança com o Executivo estadual.

O partido indicou Emmanuel Fernandes (Manuca), ex-prefeito de Custódia, como secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo. Ele toma posse nesta segunda (24). A sigla ainda vai indicar o administrador de Fernando de Noronha.

“Estamos ingressando no governo por uma questão de fortalecimento do partido. Após ouvir nossa base, a maioria considerou que essa aproximação seria importante para o crescimento da legenda. Além disso, a orientação da direção nacional do Avante seguiu esse mesmo caminho, entendendo que a participação no governo pode ampliar nossos quadros na eleição de 2026, afirmou Oliveira.

Ele também destacou o papel do ex-prefeito de Custódia, Manuca de Zé do Povo, na articulação com o governo estadual. De acordo com Oliveira, Manuca foi o primeiro interlocutor na aproximação com a gestão de Raquel Lyra e conta com sua simpatia.

A escolha de Manuca se deu porque ele é um gestor competente, que demonstrou sua capacidade em Custódia com diversas obras estruturantes. Foi reeleito e deixou sua marca na cidade. Além disso, ele tem uma liderança importante dentro do partido e será um nome forte para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados em 2026”, concluiu o presidente do Avante em Pernambuco.

Sebastião ainda explicou que, apesar da adesão ao Governo do Estado, não tem nada contra João Campos, com quem possui uma boa relação.