Diário de Pernambuco – Todos os funcionários da Livraria Saraiva foram desligados ontem (20/09). De acordo com informações publicadas pelo site Publish News, os cerca de 150 colaboradores que foram demitidos estavam distribuídos entre as áreas administrativas, na sede da companhia, e as lojas físicas restantes no país.
A empresa possuía cinco lojas físicas remanescentes no Brasil, sendo quatro delas no estado de São Paulo e uma em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. É provável que, com a demissão recente, os estabelecimentos sejam fechados a partir desta quinta-feira (21).
Nesta sexta-feira (22), a companhia realizará uma Assembleia Geral Especial de Preferencialistas (AGESP), onde será discutida, dentre outras coisas, a transformação das ações preferenciais em ações ordinárias. Caso isto aconteça, o controle da empresa, atualmente com a família Saraiva, será passado para os principais acionistas preferenciais.
Desde 2018, quando apresentou dívida de R$ 675 milhões, a Saraiva se encontra em recuperação judicial. No primeiro trimestre de 2023, ela registrou um prejuízo líquido ajustado de R$ 17,820 milhões.