O município de Salgadinho, encravado no Agreste Setentrional de Pernambuco, alcançou a nota 9,04 no desempenho entre os municípios da região no Programa Previne Brasil. Esse resultado demonstra a oferta de um atendimento melhor para os seus munícipes.
Os resultados de maior destaque foram a proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV (100%); Gestantes com o pré-natal odontológico (100%); e a proporção de crianças de um ano vacinadas contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenzae tipo b e poliomielite inativada – PENTA E VIP (100%).
Algumas estratégias foram adotadas pela Coordenação da AB e Gestão para o êxito do resultado, a atualização dos cadastros da população, as análises de cada indicador por Equipe, a realização de oficinas com os profissionais de cada Unidade de Saúde da Família, as listas de busca ativa. Quando há empenho e todos buscando o objetivo maior que é assistir com foco no território, é possível atingir indicadores.
O prefeito Zé de Veva comemorou este resultado, frisando que “houve muito comprometimento por parte de todos, e agora é prosseguir melhorando cada vez mais, buscando a nota dez”. (PMS-Imprensa)