Por Mais Casinhas – O Blog Ponto de Vista, do jornalista Wellington Ribeiro, realizou um amplo levantamento sobre os apoios políticos dos prefeitos pernambucanos para as eleições de 2026, com foco nas disputas para a Câmara Federal e a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O mapeamento teve como base declarações públicas à imprensa, consultas diretas a gestores municipais, parlamentares, pré-candidatos e fontes que acompanham de perto a dinâmica política das 12 microrregiões do estado.
No Agreste Setentrional, região formada por 19 municípios, o cenário revela articulações já consolidadas, alianças em construção e, em alguns casos, indefinições estratégicas que ainda devem ser resolvidas ao longo do calendário eleitoral. Os nomes citados mostram a força de lideranças regionais e a influência direta dos prefeitos nas costuras políticas para 2026.
Confira, abaixo, a relação dos municípios do Agreste Setentrional, em ordem alfabética, com os respectivos apoios declarados:
Deputado Federal: Juliana de Chaparral e Fernando Rodolfo
Deputado Estadual: Janjão
Deputado Federal: Juliana de Chaparral
Deputado Estadual: Indefinido
Deputado Federal: Eriberto Medeiros
Deputado Estadual: Eriberto Filho
Deputado Federal: Marcelo Gouveia
Deputado Estadual: Aglailson Victor
Deputado Federal: Waldemar Oliveira
Deputado Estadual: Janjão
Deputado Federal: Juliana de Chaparral
Deputado Estadual: Fellype Martins
Deputado Federal: Ricardo Teobaldo
Deputado Estadual: João Paulo Costa
Deputado Federal: Waldemar Oliveira
Deputado Estadual: Jarbas Filho
Deputado Federal: Juliana de Chaparral
Deputado Estadual: Fellype Martins
Deputado Federal: Waldemar Oliveira
Deputado Estadual: Aglailson Victor ou Silvestre Júnior
Deputado Federal: Eriberto Medeiros
Deputado Estadual: Eriberto Filho
Deputado Federal: Felipe Carreras
Deputado Estadual: Diogo Moraes e Fábio Aragão
Deputado Federal: Clodoaldo Magalhães
Deputado Estadual: Rodrigo Farias
Deputado Federal: Lula da Fonte
Deputado Estadual: Antônio Moraes
Deputado Federal: Juliana de Chaparral
Deputado Estadual: Indefinido
Deputado Federal: Lula da Fonte
Deputado Estadual: Kaio Maniçoba
Deputado Federal: Edilson Tavares
Deputado Estadual: Adalto Santos
Deputado Federal: Iza Arruda e Juliana de Chaparral
Deputado Estadual: Indicação de Chaparral (possivelmente Janjão)
Deputado Federal: Mendonça Filho
Deputado Estadual: Álvaro Porto
O levantamento evidencia a capilaridade política de alguns nomes, especialmente na disputa federal, e antecipa movimentos que devem ganhar intensidade nos próximos meses, à medida que as pré-candidaturas forem oficializadas e os palanques regionais consolidados.