Tomou posse, ontem (12), a ministra Rosa Weber como nova presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). O também ministro Luís Roberto Barroso tomou posse como vice-presidente da Corte.
Estiveram presentes à cerimônia autoridades como os demais ministros do STF, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP) e o procurador-geral da República, Augusto Aras. O presidente Jair Bolsonaro (PL) não compareceu, contrariando a tradição de presidentes da República prestigiarem a posse de presidentes do STF.
Em seu discurso, Rosa Weber enalteceu os valores democráticos, a Constituição e o respeito às diferenças dentro da sociedade. “Sejam as minhas palavras as de reverência incondicional à autoridade suprema da Constituição e das leis da República, de crença inabalável na superioridade ética e política do Estado democrático de Direito“, disse Rosa Weber.
O mandato de Rosa Weber à frente da Suprema Corte durará menos de um ano. Isso porque ela terá de se aposentar até outubro de 2023, quando completa 75 anos, idade máxima para ser ministra, segundo a lei.
Weber é a terceira mulher a ocupar o posto mais alto do Judiciário brasileiro. Antes dela, presidiram a corte as ministras Ellen Gracie, que já se aposentou, Cármen Lúcia.