Rodrigo Vando participou da discussão do Programa BPC em Itamaracá…

divulgação

divulgação

O secretário municipal do Desenvolvimento Social de João Alfredo, Rodrigo Vando, e demais gestores das áreas de Assistência Social, Educação, Direitos Humanos e Saúde do Estado e da maioria dos municípios pernambucanos participaram, nos dias 10 e 11 do corrente mês, do Seminário de Formação Intersetorial do Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de Assistência Social na Escola (Programa BPC na Escola), que aconteceu no Orange Praia Hotel, em Itamaracá.

O objetivo do seminário foi capacitar gestores e técnicos municipais sobre o Programa, visando a aplicação dos questionários referentes às barreiras que impedem a inclusão de crianças e adolescentes à rede de ensino público; acompanhamento e monitoramento do acesso e permanência na escola dos beneficiários do BPC na Escola.

12234941_429336410595484_8652132564654164864_nA capacitação foi realizada pelos técnicos do Programa em Pernambuco e contou, também, com a participação de representantes dos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Educação (MEC) e Saúde, e da Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SNDH).

Em Pernambuco, 288 mil pessoas são assistidas pelo Programa BPC, na condição de idosos ou deficientes. Desse total, 171 mil são deficientes, estando 30 mil deles em idade escolas (de zero a 18 anos), mas 11 mil ainda estão fora da escola. Esse encontro foi importante para identificar as barreiras à inclusão desses jovens e fazer um esforço conjunto para construirmos uma escola inclusiva.

João Alfredo com seu Grupo Gestor Intersetorial que envolve as políticas públicas de Educação, Assistência Social, Direitos Humanos e Saúde, segue trabalhando forte para reduzir essas barreiras.

A prefeita Maria Sebastiana subsidia a formação de sua equipe técnica de forma que possa atuar em todo o município de forma efetiva e qualitativa.