Como antecipou, em primeira-mão, o Blog de Jamildo, nesse sábado (24), o deputado estadual Rodrigo Novaes (PSD) decidiu disputar a presidência da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) contra o atual presidente Guilherme Uchoa (PDT). O lançamento da candidatura será oficializada nesta terça-feira (27), através de uma carta aberta à sociedade e aos demais deputados.
O documento vai apresentar medidas de aproximação entre a Alepe e a sociedade pernambucana, de modernização da Casa e de valorização do legislativo. Novaes tem criticado o conservadorismo de Uchoa e já comparou o pedetista a um ditador.
Rodrigo Novaes tem destacado que a decisão de lançar a candidatura ocorreu depois de ouvir ex-governadores, ex-parlamentares, deputados federais e estaduais, senadores, presidentes de partidos, professores, magistrados, juristas, profissionais liberais, estudantes e representantes da sociedade organizada.
Desde o final do ano passado, Novaes tem defendido a necessida de uma candidatura alternativa ao nome de Uchoa e dito que o PSB deveria ter candidato. Os socialistas, que tem a maior bancada, ensaiaram o nome do líder do Governo, Waldemar Borges, mas tem tido dificuldade de viabilizá-lo. O lançamento da candidatura de Novaes pode significar que o PSB desistiu definitivamente da vaga.
Além de Novaes e Uchoa, o deputado oposicionista Edilson Silva (PSOL) lançou candidatura. Parte da bancada de oposição, porém, já declarou apoio a Guilherme Uchoa.
O lançamento deve coincidir com a divulgação do relatório da Procuradoria da Assembleia sobre a possibilidade de Uchoa concorrer ao quinto mandato seguido como presidente. (Jamildo)