A Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) confirmou 6 mortos e 11 feridos na Penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Caruaru, no Agreste do Estado, após a rebelião desse sábado (23). A informação havia sido dada pelo presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, João Carvalho, em entrevista à página Caruaru no Face, na manhã deste domingo (24) e confirmada pelo Instituto Médico Legal (IML). Os corpos seguem sem identificação ou causa de morte.
Em nota, a Seres informou que os feridos foram encaminhados ao Hospital Regional do Agreste e três deles já retornaram à unidade. Em razão do incêndio ter destruído dois pavilhões da unidade, as visitas que ocorreriam neste domingo, serão programadas para o decorrer da semana.
Em entrevista na noite do sábado, o secretário Pedro Eurico afirmou que a situação estaria sob controle, mas não informou o número de vítimas ou mortos. “Se aconteceu algum óbito, vamos investigar. Não vamos abrir mão de punir quem praticou homicídio”. Sobre a motivação, o secretário afirmou que um grupo não aceitou a transferência de um dos presos, que teria acontecido na semana passada. Pedro Eurico assegurou que “o comando do sistema penitenciário é do Estado, do governo. Não existe comando paralelo. Preso não manda na cadeia”.
Continua…