Raquel Lyra inicia a obra mais importante do seu governo, crece nas pesquisas mas ainda não alcança João Campos

Por Terezinha Nunes – A governadora Raquel Lyra deu recentemente o pontapé inicial à obra mais importante do seu Governo e esperada há mais de 10 anos pelos pernambucanos: o Arco Metropolitano, que vai criar um novo corredor viário circulando o Grande Recife, capaz de romper o gargalo que atualmente paralisa os centros das principais cidades, por onde circulam 80% caminhões de transporte de mercadorias e produtos industriais e que serão deslocados para o Arco quando ele ficar pronto. A obra inicia no trecho Sul que liga Moreno ao Cabo de Santo Agostinho e ao Porto de Suape com investimentos de mais de R$ 600 milhões dos cofres do estado e que, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcante, se tudo acontecer como previsto, deve estar concluído no final de 2026.
Nos meios políticos e econômicos pernambucanos se diz que o Arco Metropolitano vai impulsionar a economia do estado até mais do que foi capaz de proporcionar a duplicação da BR-232 que marcou, em definitivo, a administração do ex-governador Jarbas Vasconcelos. Mas ele será capaz de ajudar Raquel a conquistar a reeleição em outubro de 2026? O Arco chega no momento em que a governadora cresce nas pesquisas mas ainda está longe de superar seu principal adversário, o prefeito do Recife, João Campos.
Esta quinta-feira a nova pesquisa Big Data, apesar de registrar um quase empate técnico entre os dois concorrentes no levantamento espontâneo – João(PSB) tem 18% e ela 14% – na pesquisa estimulada o prefeito, que perdeu quatro pontos de setembro para cá, tem 55%; Raquel (PSD), que cresceu quatro pontos, está com 28%, o vereador Eduardo Moura (PL) tem 7% e Ivan Moraes (PSOL) tem 3%. A margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos.