Raquel Lyra a caminho do PSD

Blog Mário Flávio – A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, está de saída do PSDB e deve migrar para o PSD, segundo informações divulgadas pelo jornalista Lauro Jardim, em coluna no jornal O Globo deste domingo. A mudança ocorre apesar de o PSDB ter sido o partido com mais prefeitos eleitos no estado este ano, totalizando 32. No entanto, o cenário nacional é desafiador para os tucanos, que vêm perdendo força. A proximidade com o PSD, que integra a base do governo Lula, se apresenta como uma estratégia relevante para Raquel Lyra, que já planeja sua reeleição em 2026. O convite será confirmado nos próximos dias e também é um desejo do ministro e presidente estadual do PSD, André de Paula.
O PSD, presidido por Gilberto Kassab, foi o partido com o maior número de prefeitos eleitos nas eleições de 2024, com 891 novos gestores municipais. Em contraste, o PSDB, tradicionalmente forte no cenário político nacional, teve um desempenho abaixo do esperado, caindo para o 8º lugar em número de prefeitos eleitos, com apenas 276 candidatos vitoriosos — uma perda de 259 prefeituras em comparação com 2020.
A saída de Raquel Lyra reflete o movimento de lideranças tucanas que buscam legendas com maior capilaridade e alinhamento com o governo federal, visando fortalecer suas bases para os próximos pleitos e se reposicionar no cenário político brasileiro.