Por Nathália Monte/ Folha de Pernambuco – Visando deixar sua marca e tirar do papel suas promessas de campanha, a governadora Raquel Lyra (PSDB) está apostando no lançamento de programas voltados para as áreas estratégicas de Pernambuco. A tucana lançou no dia 2 de junho o “Juntos pela Educação“, com um investimento de R$ 5,5 bilhões, que já contou com a distribuição de ônibus escolares para todo o Estado e a posse de novos gestores das Gerências Regionais de Educação.
Um dos principais desafios da gestora, contudo, é na área de segurança pública, em que é esperado para o lançamento do programa “Juntos pela Segurança” ainda neste mês. O programa do Governo para reduzir a violência no Estado, promessa de campanha de Raquel, substituirá o Pacto pela vida, uma das principais marcas da gestão dos 16 anos do PSB em Pernambuco.
Com mais de seis meses à frente do Executivo, a expectativa é sobre o modelo que será adotado pela nova gestão e quais inovações que serão propostas. Essa estrutura é guardada a sete chaves pela gestão, que pretende fazer um anúncio da modelagem nos próximos dias. Quando prefeita de Caruaru, entre 2017 e 2022, Raquel Lyra lançou um programa voltado para a segurança pública. De acordo com aliados, a iniciativa no município do Agreste reduziu em mais de 50% o número de homicídios e em mais de 70% os crimes violentos contra o patrimônio (CVP).
Concursos após lançamento
Em entrevista durante a entrega de novas viaturas para a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), Raquel evitou dar detalhes sobre o novo modelo do programa e afirmou que as iniciativas estarão dentro de um plano estadual de segurança pública que focará tanto na repressão quanto na prevenção. Lançamento de novos concursos e convocação de aprovados em certames anteriores também somente terão previsão de anúncio a partir do lançamento do programa. A gestora ainda garantiu que não é porque o programa ainda não foi lançado que iniciativas de segurança da gestão ainda não tenham sido iniciadas pelo seu governo.
“É um trabalho de colaboração e construção coletiva do plano estadual de segurança pública não só na área de repressão qualificada, mas de prevenção social. Unir todos os atores que dialogam com segurança pública no Estado. É esse nosso papel. Não quer dizer que a gente não iniciou o trabalho, mas que, de maneira coordenada, com um cronograma, vamos fazer esse lançamento”, garantiu a governadora.
Apesar do Juntos pela Segurança ainda não ter sido lançado oficialmente, mais de 90 viaturas para a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) e coletes balísticos já chegaram e foram entregues ontem no Palácio das Princesas. Os veículos vão reforçar a frota da Região Metropolitana. Até o fim do ano, a perspectiva do Governo é ter metade da frota renovada em todo o Estado.