Diário de Pernambuco– A governadora Raquel Lyra (PSDB) reuniu, na tarde de ontem (16), em Brasília, parte dos deputados federais da bancada pernambucana, além dos senadores Fernando Dueire (MDB) e Humberto Costa (PT), em um encontro voltado à busca por investimentos no estado. Entre os principais assuntos postos à mesa, os repasses de emendas parlamentares para a saúde, articulações para a tramitação da reforma tributária no Senado, os gargalos enfrentados no setor de saneamento básico, os fundos de participação dos estados e dos municípios, a retomada das obras da Transnordestina e melhorias no metrô do Recife, essas últimas contempladas no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
“Tivemos mais uma reunião produtiva em Brasília. Dessa vez, com a maioria da bancada federal, para tratar de assuntos de interesse de Pernambuco. Fico grata a todos os deputados federais e senadores que participaram. Afinal, para fazer a mudança que o nosso estado precisa é necessário unir todos aqueles que podem liderar esse processo junto conosco em favor do povo pernambucano”, destacou a governadora.
Durante a audiência foram debatidos ainda os investimentos em novas linhas de transmissão para o escoamento de energias renováveis no Nordeste e a necessária prorrogação das outorgas para a viabilização de novos investimentos em usinas eólicas e solares em Pernambuco.
Líder da bancada pernambucana no Congresso Nacional, o deputado federal Augusto Coutinho, do Republicanos, se mostrou satisfeito com o encontro. “A bancada segue trabalhando de forma extremamente atenta aos principais projetos ligados ao desenvolvimento de Pernambuco. Tivemos um encontro cordial e produtivo com a governadora, no qual tratamos de temas como a inclusão da Ferrovia Transnordestina no PAC, as prioridades da saúde e a reforma tributária”, reforçou o parlamentar à reportagem do Diario de Pernambuco.
Metrorec
Diante das sucessivas paralisações, com uma caravana formada por cerca de 150 metroviários indo de ônibus de Pernambuco ao Distrito Federal pedindo por melhorias no sistema, Raquel Lyra ressaltou ser necessário priorizar os servidores da categoria.
“Queremos resolver [a situação do metrô] porque a questão dos trabalhadores da CBTU [Companhia Brasileira de Trens Urbanos] é bastante sensível. O governo precisa definir o destino dos servidores. O governo federal precisa garantir a incorporação desses servidores ao quadro de funcionários da União, diferentemente do que aconteceu em Minas Gerais”, disse a tucana.
A fala da governadora reforça a possibilidade de uma eventual mobilização para estadualizar ou fazer uma concessão do metrô à iniciativa privada.