Advogados do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Guilherme Uchoa (PDT), deverão entrar hoje com pedido de cassação da liminar obtida ontem pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), que solicita a impugnação do resultado das eleições da mesa diretora da Casa de Joaquim Nabuco. A OAB deu entrada no início da manhã de ontem com uma ação civil pública que questiona a constitucionalidade da quinta reeleição do pedetista para a presidência da Casa e a terceira do deputado Eriberto Medeiros para quarto secretário da mesa diretora.
No fim da tarde de ontem, o juiz Évio Marques da Silva intimou os réus (Guilherme, Eriberto e a o representante da Procuradoria da Assembleia) a apresentarem defesa em um dez dias. O processo, distribuído para a 2ª Vara da Fazenda Pública Estadual, pretende anular os atos de homologação das candidaturas, por inconstitucionalidade. A ação traz pedido de liminar para que sejam, desde já, cancelados os efeitos da eleição.
Uchoa disse ontem que não havia tido conhecimento do teor da ação. “Amanhã (hoje) vou constituir meus advogados, doutora Virgínia Pimentel e doutor Júlio Oliveira, para que eles tomem conhecimento do que está posto e possam fazer a minha defesa.” (Diário de Pernambuco)