O Restaurante da Chã, mais conhecido por “Bar da Chã”, no trecho da rodovia PE-88 em Passira, a aproximadamente dois quilômetros do centro da cidade de Salgadinho, Agreste Setentrional de Pernambuco, tem o que há de melhor da comida regional do Nordeste, com bons e fartos pratos de galinha, carne-de-sol, buchadinha, churrasco, cozido, peixes e o famoso “arrumadinho”, principal chama para a eclética freguesia. O lugar é rústico, tranquilo e muito agradável, tem sempre uma boa cerveja gelada, whisky, aguardente de primeira, refrigerantes e sucos.
Do estilo familiar, o restaurante foi fundado há cerca de dez anos pelo comerciante e cozinheiro Tássio, bem quisto pela simpatia e pelos pratos saborosos, preparados com todo cuidado. “É aqui onde venho ganhando a vida, graças ao forte apoio dos familiares, amigos clientes”, conta o jovem, com bastante satisfação e otimismo de dias cada vez melhores.
“Hoje estou feliz, continuo com o meu trabalho, atendo os meus clientes e faço o que gosto. Tenho apoio da família e eu me dedico a administrar, a cuidar das compras, do atendimento, da higiene na cozinha”, enfoca. Tássio é do estilo faz tudo, vai do fogão às mesas, confere as bebidas para ver se estão bem geladas e dá atenção aos clientes a todo o momento. Prepara os pratos e orienta os auxiliares. Exigente, quer sempre o melhor para seus clientes e faz questão de conferir tudo, antes que o prato saia da cozinha para as mesas.
Tássio (de camisa azul claro) com os jovens clientes Halexsandro, Halex e Hállysson, de João Alfredo.
Entre os clientes, só elogio. Tem gente que vem de longe para comer um “arrumadinho”, o prato que mais sai no restaurante, e tomar uma cerveja gelada, refrigerante e suco. O pessoal aparece todos os dias, para almoçar ou no fim da tarde, hora de esquecer os problemas e pensar nas coisas boas da vida.
Sempre há uma mesa tranquila, um garçom atencioso e um bom petisco por perto. Nos fins de semana, o movimento maior quem comanda é a juventude, não faltado um som automotivo para levantar a galera. Mas Tássio faz questão de controlar o potencial sonoro, para não afugentar quem deseja certa tranquilidade para conversar, namorar, se comunicar via celular ou outra atividade. Nas mesas do barzinho sempre acontece debates políticos, muito em voga no momento.
“É um dos lugares mais agradáveis de Passira e Salgadinho”, conta o advogado Cícero Moraes. “Venho aqui em várias ocasiões, às vezes sozinho, às vezes com amigos, outras com a namorada. A comida é sempre boa, pode pedir com tranquilidade, os preços são justos, não assustam a gente”, frisa.
O famoso “arrumadinho” à la Ana Maria Braga…
Sábado passado (21) o blog este no local e constatou o delicioso sabor do “arrumadinho”, o principal atrativo do empreendimento. Indagado acerca da receita da citada iguaria, Tássio afirmou que aprendeu a fazer o prato no Programa de Ana Maria Braga, da Rede Globo de Televisão. “Claro que com o passar do tempo, fui dando um toque pessoal, acrescentando ingredientes, até chegar ao estágio atual”, frisa o microempreendedor.
O toyoteiro Silvio Andrade conhece todos os bons lugares do Agreste Setentrional de Pernambuco, mas faz questão de frequentar o “Bar da Chã”. “Comida muito boa, atendimento perfeito, gosto de vir porque encontro muitos amigos, é uma oportunidade de relaxar e pensar com tranquilidade”, descreveu.
SERVIÇO
Restaurante da Chã
Cerca de 2 km do centro da cidade de Salgadinho (fica no Município de Passira)
Comida Regional
Especialidades: Arrumadinho, galinha, churrascos, buchadinha, carne-de-sol e peixes