Por Arthur Cunha – especial para o blog Magno Martins
Por meio de sua assessoria de Imprensa, o Ministério da Justiça e Segurança Pública negou, ontem, que tivesse solicitado ao Governo de Pernambuco a cessão da delegada Patrícia Domingos, da Polícia Civil. É o que informou o Blog de Jamildo. A negativa veio quando, na internet, circulava o boato de que o governador Paulo Câmara teria negado o pedido.
Em entrevista à Rádio Jornal, no último dia 15 de março, Patrícia Domingos disse que tinha aceito um convite para trabalhar na equipe do ministro Sérgio Moro. Mas como? Se o convite não existiu, segundo o próprio ministério. Um dos dois lados está faltando com a verdade aí (só para usar um eufemismo). Patrícia foi ou não convidada? Se não foi, por que divulgou ter sido chamada? O povo quer saber!
Em tempos de fake news e descrédito das fontes tradicionais de notícia, esse questionamento ganha ainda mais importância. Segurança é coisa séria! A delegada em questão ganhou fama por comandar, à frente da antiga Decasp, operações como a Castelo de Farinha e Ratattouille, que investigam supostas irregularidades na contratação de merendes por parte de prefeituras.
Agora, Patrícia Domingos, que virou quase uma celebridade, com direito à palestras e cobertura da mídia, tem seu nome envolvido em uma situação bastante desconfortável: ter de provar que recebeu um convite. Porque o ministério já negou. Se a delegada tiver algum documento comprovando o chamamento, que o apresente.
Nesse caso, quem ficará desmoralizada será a pasta de Sérgio Moro. Até tu, Moro! É, amigos, vida de “influencer” não é fácil, não.
Menos roubos – Caíram os números de roubo em Pernambuco. Nos três primeiros meses do ano, foram 4.995 crimes do tipo a menos; uma queda de 19,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Quando olhamos para os dados absolutos, a diminuição foi de 25.881 para 20.886 ocorrências. A região onde os roubos caíram mais foi o Agreste, com menos 34%. A Zona da Mata vem em segundo, apresentando uma retração de 29%.