A Boeing informou nesta quarta-feira (23) que seu protótipo de “carro voador” completou com sucesso seu primeiro voo de teste, no âmbito de seu projeto para desenvolver táxis aéreos autônomos.
O veículo foi concebido para realizar voos completamente autônomos, desde a decolagem até a aterrissagem, de até 80 km. Mede nove metros de comprimento e 8,5 de largura, conta com sistemas de propulsão e de hélices para planar e se move como um helicóptero.
A companhia indicou que o voo de teste foi realizado na terça-feira nos arredores de Washington.
A Boeing, assim como outras companhias como Uber e uma start-up apoiada pelo fundador da Google, Larry Page, está desenvolvendo veículos que possam ser usados para transporte aéreo com navegação autônoma.
Continuarão sendo feitos testes “para potencializar a segurança e confiança do transporte aéreo autônomo sob demanda”, indicou a companhia. “Em um ano avançamos de um projeto conceitual para um protótipo voador”, afirmou o chefe de tecnologia da Boeing, Greg Hyslop.
“É assim que a revolução se parece, e é por causa da autonomia”, disse John Langford, presidente e diretor executivo da Aurora, subsidiária da Boeing encarregada do projeto. “A autonomia certificável vai tornar possível a mobilidade aérea urbana silenciosa, limpa e segura”. (AFP)