O deputado estadual Edilson Silva (PSOL) deu o pontapé ontem (5) em projeto pelo qual pretende cidadania às escolas da rede estadual de ensino. Com a proposta de discutir com os alunos o papel do parlamento, da política e da democracia, o Escola de Cidadania com os alunos de três turmas do 3º ano do ensino médio da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Confederação do Equador, em Paudalho, na Zona da Mata Norte.
“Não sabia como funcionava um Parlamento. Além disso, aprendi também a importância do nosso papel como cidadão de defender a cidadania e os direitos que nós todos temos”, destacou o estudante José João do Nascimento Neto, de 17 anos.
Para a professora de espanhol, Marília Cibelle, 34 anos, a presença do parlamentar na sala de aula foi um exemplo de que a política também deve estar presente nas escolas. “A presença dele aqui foi muito importante para a formação de pensamento, e de política para estes alunos”, comentou a docente.
Ao final das atividades, o Edilson Silva presenteou a biblioteca da escola com uma edição da publicação “Uma visão sobre a história de Pernambuco sob o olhar do Legislativo estadual”. A obra cita todos os parlamentares estaduais dos séculos 19, 20 e 21.
A previsão é que as próximas edições do projeto Escola de Cidadania sejam mensais, passando por escolas de várias cidades do Interior do Estado, além da Região Metropolitana do Recife.(Folha de Pernambuco)