Um marco importante para o projeto Alepe Acolhe acontecerá nesta quarta-feira (19). No dia em que a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) receberá o prêmio da União Nacional dos Legisladores e Legislativos (Unale), o projeto vai expandir para o ingresso de mais 18 adolescentes que estão no cadastro nacional de adoção e em situação de vulnerabilidade. O evento será durante a Reunião Plenária desta quarta-feira (19), às 15h, na Casa Joaquim Nabuco. A solenidade contará com a presença do primeiro-secretário e mentor da iniciativa, deputado Clodoaldo Magalhães, e do presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Fernando Cerqueira, que assinará a expansão do convênio para a entrada dos novos jovens.
O “Alepe Acolhe” é uma ação da Alepe, com apoio do TJPE, e tem como objetivo facilitar a inserção profissional e ampliar as perspectivas de futuro de adolescentes que estão encerrando o período de permanência nas casas de acolhimento. São oferecidos cursos de qualificação e oportunidades de estágio a esses jovens que aguardam um processo de adoção.
O programa venceu a 1ª edição do Prêmio Assembleia Cidadã, na categoria “Projetos Sociais”, com 485 votos, durante a 23° Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), em Salvador (BA). A finalidade do prêmio é incentivar a modernização dos processos legislativos, o atendimento humanizado ao cidadão e a melhoria da sociedade. Além do troféu transitório, a Alepe receberá o Selo Assembleia Cidadã e o valor de 20 mil reais para ampliação do projeto, que prepara adolescentes que estão no cadastro nacional de adoção e em situação de vulnerabilidade para o mercado de trabalho e demais inserções sociais.