Professor Hamilton encarna Papai Noel e faz a alegria da criançada em João Alfredo…

10409296_423343894484249_168398117853221138_n

Então é Natal. Mais um ano que chega ao fim e traz consigo experiências e oportunidades que foram marcantes. Mas, apesar de um ciclo estar terminando, tem várias pessoas que trocam seus últimos dias do ano para se vestir de um personagem que é um dos principais símbolos desta época.

Papai Noel, Santa Claus ou Pere Noel. Apesar de ter vários nomes, esse personagem é marcante na infância de uma criança. Símbolo esse que traz consigo lembranças de presentes, risos e esperança. Personagem esse que ilustra pureza e imaginação.

1513269_614264215301847_940442137_n

Em João Alfredo, o professor José Hamilton, 50, revela sua grande satisfação em se fantasiar como papai Noel. “Estou adorando esta experiência de vivenciar o Papai Noel, pois a alegria que proporciono às crianças não tem preço”, enfoca.

Na noite de ontem (24), o Professor Hamilton escolheu a Praça Calombi para agradar a gurizada com balas, pipocas, poses fotográficas e muita alegria. “Agradeço a colaboração recebida de muitos amigos, para que este momento pudesse ser vivenciado com tanto sucesso”, frisou, prometendo repetir a façanha no próximo ano.

Professor Hamilton

Professor Hamilton

Hamilton revela que trabalhos desse tipo trazem recompensas que dinheiro não paga. “Acredito que, apesar de fazer esse trabalho voluntário, o que me fez feliz todos os dias deste período natalino foram os olhos brilhantes dos pequeninos. Muitas vezes, vários chegaram para mim e pediram não um brinquedo ou chocolate, mas uma coisa que parece tão simples: o amor e a paz. Ver uma criança que você nem conhece dar um sorriso é muito gratificante. São momentos como esses que me fazem refletir”, afirmou.

Origem do Papai Noel

É difícil precisar qual seria a origem do Papai Noel, pois ela se perde no tempo. Sabe-se que está intimamente relacionada com o folclore europeu, especialmente as lendas germânicas.

Alguns dizem que possa ter sua origem na divindade Odin dos povos nórdicos.No folclore escandinavo o Papai Noel pode ter sua origem no chamado “Tomte” ou “Nisse”, um homem velho que entregava presentes para as crianças da Dinamarca.

Na tradição da Igreja Católica, o Papai Noel seria na verdade o Santo Nicolau de Mira, que foi um bispo grego do século IV depois de cristo. Era costume desse santo dar presentes e ser uma pessoa bastante pacífica  e amigável com crianças. Durante a Idade Média ele foi nomeado como santo da Igreja.

O dia de prestar homenagem ao Santo Nicolau era 6 de dezembro, onde as crianças recebiam presentes. Contudo, para se adequar as festividades de 24 e 25 de dezembro que supostamente seria o dia do nascimento de Jesus Cristo, o Santo Nicolau passou a ser prestigiado também nessa nova data. Foi então que Santo Nicolau passou a ser conhecido como Santa Claus ou Papai Noel.