Por: Ricardo Dantas Barreto, do Blog Dantas Barreto – O presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, comandou a reunião com o dirigente do partido em Pernambuco, Raul Henry, o senador Fernando Dueire e o deputado estadual Jarbas Filho, em Brasília, nesta terça-feira (8). Há uma disputa pelo comando do MDB e a eleição para o diretório, que estava marcada para o mês de agosto, será antecipada para o dia 24 de maio. Cerca de 120 integrantes do Diretório Estadual e delegados dos diretórios municipais farão a escolha através do voto.
Raul Henry tentará se manter no cargo, visando garantir a aliança com o prefeito do Recife, João Campos (PSB), que deverá ser candidato a governador ano que vem. Ele é secretário de relações institucionais da Prefeitura. Também faz parte da base aliada do socialista o grupo liderado pelo prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto.
Ao Blog Dantas Barreto, Raul disse que está confiante quanto ao resultado. “Vamos agora na disputa no voto. Estou muito otimista porque tenho confiança no trabalho que realizamos e na relação que construímos com decência”, disse o presidente do MDB.
Já Fernando Dueire e Jarbas filho articulam com outras lideranças do MDB a formação de uma chapa alternativa. O senador tem a intenção de assumir a presidência estadual.
Desde que substituiu Jarbas Vasconcelos no Senado, Dueire vem percorrendo Pernambuco e mantendo contato com os correligionários do interior. A assessoria de Fernando Dueire disse que ele não se pronunciaria.
Na semana passada, o clima pesou e houve uma troca de acusações, principalmente, entre Raul Henry e Jarbas Filho. As provocações começaram depois que Fernando Dueire e Jarbas Filho divulgaram a nota na qual o ex-senador Jarbas declarava apoio aos dois.