Por Betânia Santana/Diário de Pernamuco – De forma descontraída, em uma entrevista que durou aproximadamente 50 minutos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) elogiou o trabalho desenvolvido pelo prefeito do Recife, João Campos (PSB), e aproveitou para mandar recados diretos sobre a composição da chapa com vistas às eleições deste ano. A conversa aconteceu na manhã de ontem com o jornalista Elielson Lima, do Blog do Elielson, e da Rádio CBN Recife, no Palácio da Alvorada, em Brasília.
Lula se recusou a ser incisivo como a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, quando visitou o Estado no ano passado, e disse na ocasião não ver outro cenário no Recife a não ser o Partido dos Trabalhadores ocupando a vice de João Campos. Afirmou ser necessário ouvir o prefeito para saber dos seus planos para 2026.
“Se ele não for candidato a governador e for continuar prefeito, o vice é um. Se ele for candidato (este ano) na perspectiva de ser candidato a governador, o vice é outro”, prospectou, ressaltando ser necessário trabalhar a aliança com o PSB “com muito carinho”. “Pernambuco é um estado em que a gente tem condições de fazer aliança política”
O presidente elogiou o desempenho do prefeito ao ressaltar que ele é “uma agradabilíssima surpresa para o povo do Recife”. Observou que João Campos herdou a “matutês” do bisavô Miguel Arraes e a sabedoria do pai, o ex-governador Eduardo Campos, e avaliou que “ele tem a cabeça política no lugar”.
“Acho que o João Campos tem clareza de que é importante uma aliança com o PT. O que eu espero é que ele faça uma boa construção de chapa. Ele tem que se acertar em Pernambuco porque eu não tenho um nome para indicar”, atestou, durante a entrevista transmitida oficialmente por 36 emissoras de rádio no Estado.