A Secretaria Executiva de Recursos Hídricos do Estado de Pernambuco (SERH), juntamente com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), firmam Convênio para liberar mais de 1.400 Kits de irrigação do tipo gotejo, que serão destinados a pequenos agricultores, visando melhorar o padrão alimentar e a renda das famílias. Trinta municípios do Agreste e Sertão do Estado foram contemplados. Dentre eles, a cidade de Passira, conhecida como a terra do bordado manual e do milho, que sofre bastante com os danos dos prolongados períodos de estiagem, devido ao clima semiárido.
Em reunião nesta quarta-feira (31), estavam presentes o Secretário Executivo de Recursos Hídricos, Emílio Duarte; o Gestor de Monitoramento de Contratos e Convênios da SERH, Antônio Ferreira; a Prefeita de Passira, Rênya Carla; o Assessor da Presidência do Progressistas, Adauto Paes Barreto, o Secretário de Infraestrutura da Prefeitura de Passira, Josildo Júnior; e o funcionário do Departamento de Engenharia da Prefeitura de Passira, Nichel Bernardo.
“Esse Projeto tem um cunho social muito importante, que é de incrementar a produção agrícola voltada para o agricultor familiar, ” explicou Antônio Ferreira.
Além dos Kits de irrigação, foi acordado pela SERH, a manutenção e implantação dos dessalinizadores, além da introdução de poços artesianos na Região. “Fiquei surpresa e ansiosa para levar essa notícia, que com certeza vai melhorar a vida de muitas famílias passirenses”, expressa a Prefeita.
“Nosso trabalho é esse! Minorar os efeitos da estiagem dos nossos irmãos pernambucanos. Agradeço ao Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, e também ao Governador do Estado, Paulo Câmara, onde tudo Isso tudo só foi possível por conta do Decreto de Emergência, editado pelo Governador e renovado para as cidades do Agreste e Sertão pernambucano”, finaliza o Secretário, Emílio Duarte. (Edmar Lyra)