Pra sempre “Secos&Molhados”…

SecoseMolhados1973

Em 1973 estudei no Colégio Marista Pio XII, em Surubim e aguardava com satisfação a hora do intervalo para ouvir os sucessos musicais do momento, através do sistema sonoro do educandário.  Sempre aparecia um ou outro disco antenado para a época, especialmente de rocks. Num belo dia apareceu o LP de um tal Secos&Molhados. Ouvimos aquele discão o intervalo inteiro, com aquele gostinho de “quero mais”. A banda era considerada muito a frente pra época, foi de arrebentar.

Dias depois, em João Alfredo, muita gente já tinha adquirido o LP do “Secos&Molhados”, que se transformou em verdadeira epidemia no rádio, televisão, bares, bailes e em todos os lugares. Nas apresentações culturais das escolas e até nos treinos de futebol ou volibol, sempre apareciam jovens dispostos a encarnar Secos&Molhados.  

Vale lembrar as tardes de bebedeiras com amigos e amigas, ao som de “Secos&Molhados” na vitrola. Tempo bom…

A banda…

Secos & Molhados foi um grupo vocal brasileiro da década de 1970 cuja formação clássica consistia de João Ricardo (vocais,violão e harmônica), Ney Matogrosso (vocais) e Gérson Conrad (vocais e violão). João havia criado o nome da banda sozinho em 1970 até juntar-se com as diferentes formações nos anos seguintes e prosseguir igualmente sozinho com o álbum Memória Velha (2000).

No começo, as apresentações ousadas, acrescidas de um figurino e uma maquiagem extravagantes, fizeram a banda ganhar imensa notoriedade e reconhecimento, sobretudo por canções como “O Vira”, “Sangue Latino”, “Assim Assado”, “Rosa de Hiroshima”, que misturam danças e canções do folclore português como o Vira com críticas à Ditadura Militar e a poesia de Cassiano Ricardo, Vinícius de Moraes, Oswald de Andrade, Fernando Pessoa, e João Apolinário, pai de João Ricardo, com umrock pesado inédito no país, o que a fez se tornar um dos maiores fenômenos musicais do Brasil da época e um dos mais aclamados pela crítica nos dias de hoje.(Wikipédia)

Obs.: Para melhor audição, desative momentaneamente a Rádio DS.