O PP quer cassar o mandato do deputado André Janones (Avante), coordenador da campanha digital do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por produção e disseminação em massa de fake news. As informações são do Antagonista.
O partido de Ciro Nogueira, ministro da Casa Civil, protocolou uma representação no Conselho de Ética da Câmara contra o parlamentar por quebra de decoro.
“Desde o dia 02 de outubro de 2022, o deputado federal André Janones (Avante-MG) tem realizado publicações disseminando notícias falsas – as chamadas fake news – sobre o presidente Jair Bolsonaro em redes sociais, principalmente no Twitter e Facebook”, diz o partido no documento.
“É fato público e notório que alguns bolsonaristas já foram punidos pelo TSE pela divulgação de fake new e, em uma das postagens de Janones no Twitter, ele afirma estar combatendo o bolsonarismo de igual para igual”, acrescenta.
Na representação, há prints de fake news publicadas por Janones.
Em seguida, o PP alega que Janones “utiliza-se da sua prerrogativa de imunidade penal e processual para divulgar notícias falsas e propagar ódio”.