PP deverá chegar fortalecido em 2020…

Nas eleições de 2018 o PP montou uma chapa extremamente competitiva para deputado estadual e elegeu dez parlamentares para a Casa Joaquim Nabuco. Os eleitos chegaram ao mandato com menos de 30 mil votos, conforme estava se especulando antes do processo eleitoral. A bancada do partido só não foi maior porque o fenômeno Gleide Ângelo, que obteve 412 mil votos, puxou quatro deputados para o chapão da Frente Popular, sem ela certamente o PP emplacaria pelo menos dois parlamentares a mais do que conquistou na disputa.

No âmbito federal, o partido elegeu dois deputados federais, dobrando sua bancada, uma vez que em 2014 havia elegido apenas Eduardo da Fonte, e em 2018 emplacou também Fernando Monteiro. Recentemente com a chegada do deputado Fabrizio Ferraz, o PP tornou-se a maior bancada da Assembleia Legislativa de Pernambuco, consolidando seu protagonismo na Casa pois já tinha a presidência daquele poder.

Visando as eleições de 2020, os números obtidos pelo partido no processo eleitoral anterior garantem uma perspectiva importante para aumentar o número de vereadores e de prefeitos. Na capital pernambucana, por exemplo, o partido terá capital eleitoral para ampliar sua atual bancada, composta pelos vereadores Aline Mariano, Chico Kiko, Wilton Brito e Michelle Collins. Em breve, o líder do governo na Casa, vereador Eriberto Rafael, ingressará na sigla, o que garantirá cinco parlamentares.

Na disputa para prefeito do Recife, o partido terá a opção de manter-se na Frente Popular ou integrar um projeto majoritário próprio, enquanto em outras prefeituras, o PP deverá lançar nomes bastante competitivos. Pela capacidade de articulação que possui, o PP tem tudo para continuar crescendo em Pernambuco, sendo um dos principais partidos da política pernambucana. (Edmar  Lyra)