Transitar na rodovia PE-90, no trecho que corta a área central da Vila de Umari, sede do 4º Distrito, do Município do Bom Jardim, Agreste Pernambucano está difícil. É que um enorme grupo de moradores realizam um protesto, considerado pela Polícia Militar como pacífico, desde as 7h00 desta sexta-feira. A estrada está interceptada pela queima de pneus e muitas pessoas gritam palavras de ordem contra os poderes públicos.
O movimento visa despertar as autoridades no tocante às necessidades daquela comunidade, relativas à falta d’água, iluminação pública precária e Segurança Pública, dentre outras. Segundo a dona de casa Maria das Dores de Oliveira, 35, há vários dias que não chega água nas torneiras de sua residência e que as reclamações à Compesa têm sido em vão. Frisa, inclusive, que o abastecimento feito através de carros-pipa também é precário.
Já a estudante Neves da Cruz, 19, reclama da insegurança que ora aflige a população do Umari. “Ruas às escuras, assaltos, agressões são fatos constantes em nossa comunidade, além da falta de policiais”, grifa a jovem.
Imagens: DIÉ FOTOS