PL pode lançar candidatura própria ao Governo de Pernambuco

Blog Ponto de Vista – Entre observadores atentos da política pernambucana, já é dada como certa a possibilidade de o Partido Liberal (PL) ser levado a lançar candidatura própria ao Governo do Estado nas eleições de 2026. O movimento ganha força diante de sinais cada vez mais claros de distanciamento da governadora Raquel Lyra (PSD) em relação ao campo bolsonarista, o que não tem agradado em nada aos aliados do ex-presidente da República.

Outro fator que pesa na balança é o descontentamento do grupo político dos Ferreira, que não estaria satisfeito com o tratamento dispensado pela governadora.

O episódio mais recente que acendeu o alerta no PL foi a filiação do prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, ao PSD. Sucessor de Anderson Ferreira no comando do município, Mano estava filiado ao PL. Sua migração para o partido da governadora foi interpretada como uma ação direta de Raquel Lyra para fragilizar o PL, o que aprofundou ainda mais o desgaste entre as partes.

Diante desse cenário, lideranças do PL avaliam que a legenda pode não ter outra alternativa a não ser construir um projeto próprio para disputar o Palácio do Campo das Princesas, ao menos para garantir um palanque para o senador Flávio Bolsonaro em Pernambuco e impulsionar o desempenho das chapas proporcionais de estadual e federal do partido.

Embora ainda não haja uma definição oficial, o clima interno no PL é de cautela e observação, mas com a convicção crescente de que o caminho para 2026 pode passar, inevitavelmente, por uma candidatura própria ao Governo de Pernambuco. Outra dúvida ainda em aberto diz respeito ao nome que deverá encabeçar o projeto.

Um deputado avaliou que uma possível candidatura da Direita poderia ser bastante prejudicial à governadora, sobretudo na Região Metropolitana do Recife, área que detém 42% do eleitorado e onde João Campos lidera com grande folga. Além disso, Raquel perderia o precioso tempo de rádio e televisão que o PL possui.

Não se fala em outra coisa nas rodas de conversa da política pernambucana: a parceria entre o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, e o grupo dos Ferreiras acabou. A pré-candidata a deputada estadual Andrea Medeiros não deve mais dobrar com André Ferreira. Quem deve indicar o federal por lá é a governadora Raquel Lyra.