Folha de Pernambuco – A primeira rodada de pesquisas sobre a disputa eleitoral pela Prefeitura do Recife realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), em parceria com a Folha de Pernambuco, divulgada nesta quinta-feira (29), mostra que o prefeito João Campos (PSB), candidato à reeleição, vence no primeiro turno, tanto na estimulada como na espontânea.
Na pesquisa estimulada – em que são apresentadas as opções de candidatos ao entrevistado –, João Campos fica com 76% das intenções de voto.
Em seguida, aparece Gilson Machado (PL), com 6%, e Daniel Coelho (PSD), com 5%, na sequência. Neste caso, há um empate quase numérico entre o segundo e o terceiro colocados. Dani Portela (Psol) tem 3% e Tecio Teles (Novo), 1%.
Os candidatos Ludmila Outtes (UP), Simone Fontana (PSTU) e Victor Assis (PCO) foram citados, mas seus percentuais não chegaram a 0,5%.
Do total dos entrevistados, 6% não votariam em nenhum dos candidatos, votariam em branco ou anulariam o voto. Os que não sabem ou não responderam somam 3%. A margem de erro máximo estimada é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com a utilização de um intervalo de confiança de 95,45%.
“Praticamente todos os recifenses acham que ele (João Campos) vai ganhar a eleição (de acordo com a pesquisa). Os números são, digamos, consistentes em termos de intenção de voto, de avaliação etc. É uma avaliação superlativa. A aprovação (da administração) chega a 85%, ou seja, oito em cada dez recifenses aprovam a gestão do prefeito”, destacou a diretora-executiva do IPESPE, Marcela Montenegro.
Segmentos
Na estratificação da pesquisa estimulada, Campos tem um maior eleitorado feminino (80%), na faixa etária de 16 a 24 anos (84%), nos que estão no ensino médio (80%) e nos que ganham até dois salários mínimos (78%).
Já Machado possui mais eleitores homens (9%). Na estratificação por idade, o candidato do PL tem mais eleitores entre as pessoas de 45 anos a 59 anos (7%) e, quanto ao grau de instrução, os que estão no nível superior (7%).
Em relação à renda, os que recebem de dois a cinco salários mínimos (9%) são a maioria dos eleitores do candidato do PL.
Daniel Coelho também tem mais eleitores do sexo masculino (6%), dos que têm 60 anos ou mais (6%), dos que possuem até o ensino fundamental (5%) e que recebem mais de cinco salários mínimos (6%).
Espontânea
Na pesquisa espontânea, na qual não são apresentados os nomes dos candidatos e o entrevistado fala o que lhe vem à cabeça quando questionado em quem votaria, João Campos fica com 57% das intenções de voto. Em segundo lugar, Gilson Machado (PL), com 4%, seguido por Dani Portela e Daniel Coelho, ambos com 1%, cada. Já Tecio Teles foi citado, mas seu percentual não chegou a 0,5%. Os demais candidatos não foram citados. Já 8% não votariam em nenhum dos candidatos, votariam em branco ou anulariam o voto, e 28% não sabem ou não responderam.
Preferência
Na avaliação de probabilidade de voto em um candidato, 71% disseram que com certeza votariam em João Campos.
Quanto às preferências do eleitor em relação ao próximo prefeito ou prefeita, 50% dos entrevistados disseram querer um gestor que dê continuidade à forma como o Recife vem sendo administrado; 26% querem que mude um pouco forma de administrar, dando continuidade a algumas coisas e mudando outras; 22% desejam que mude totalmente a forma de administrar o Recife; e 2% não sabem ou não responderam.
Gestão
A administração do prefeito também foi avaliada. E 73% dos entrevistados consideram a gestão de João Campos ótima ou boa; 20%, regular; 5%, péssima ou ruim, e 1% não sabe ou não respondeu. Quanto à aprovação da gestão, 85% aprovam; 12% desaprovam e 3% não sabem ou não responderam.
Para a pesquisa, foram ouvidos 800 recifenses entre 24 e 26 de agosto. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PE-02238/2024.