Pesquisa Folha/IPESPE/Olinda: eleição empatada. Vinicius tem 51%, e Mirella, 49%

Por Tarsila Castro/Folha de Pernambuco– Na véspera do segundo turno das eleições municipais, o cenário da disputa pela Prefeitura de Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR), é de empate técnico entre os candidatos Mirella Almeida (PSD) e Vinicius Castello (PT). É o que revela a pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE) em parceria com a Folha de Pernambuco.  

Na pesquisa estimulada – em que são apresentadas as opções de candidatos ao entrevistado –, Castello aparece com 51% dos votos válidos, enquanto Mirella tem 49%. Os votos válidos são aqueles direcionados aos candidatos, sem contabilizar os brancos e nulos. 

No cenário estimulado com a inclusão de votos brancos e nulos, o candidato petista está com 46% e Mirella 44%. O percentual de entrevistados que disse que não votaria em nenhum dos candidatos, votaria em branco ou anularia o voto é de 5%. Os que não sabem ou não responderam também totalizam 5%. 

Na espontânea – quando não são apresentados os nomes para os pesquisados -, também há um cenário indefinido, com Vinicius Castello com 39%, e Mirella Almeida com 38%. Entre os pesquisados, 8% optaram por “nenhum, branco ou nulo”, enquanto 15% não sabem ou não responderam à pesquisa. 

A pesquisa foi realizada nos dias 24 e 25 de outubro e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo PE-03686/2024. Foi extraída aleatoriamente uma amostra de 500 entrevistados, representativa do eleitorado do município.