Realização conjunta dos dois eventos, por parte do Governo de Pernambuco e da Prefeitura de Taquaritinga do Norte, visa fortalecer a cena cultural da região e expandir setores como economia e turismo localmente
Fazendo jus ao reconhecimento nacional como o estado brasileiro que reúne uma das mais ricas identidades e diversidades culturais do País, Pernambuco vai viver uma experiência digna do porte de uma nação. Vai começar a itinerância do Festival Pernambuco Meu País (@festivalpernambucomeupais) em Taquaritinga do Norte, entre os dias 12 e 14 de julho, e também contará com a quinta edição do Festival Café Cultural (@festivalcafeculturaloficial) – que se estende entre os dias 11 e 14 de julho, na Praça Padre Otto Sailler. Confira abaixo a programação.
Assim, serão duas experiências unidas de uma só vez para que o público possa, em contato com as variadas manifestações culturais, fortalecer a cena cultural da região e impulsionar em dobro setores como a economia e o turismo. E tudo isso com a companhia de um café quentinho.
“O Festival Pernambuco Meu País será uma plataforma de construção de novos saberes e fazeres culturais, através do intercâmbio dos nossos artistas com artistas de todo país, e deixará um legado importante na formação e valorização da identidade pernambucana, começando por Taquaritinga do Norte, onde existe a tradicional Festa do Café no município”, destaca a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula. As informações são do Blog Alberes Xavier.
Sobre a curadoria do Festival Pernambuco Meu País, a presidente da Fundarpe, Renata Borba, explica que o evento se coloca como uma política pública guiada por critérios que fortalecem e valorizam a cadeia produtiva do setor. “A curadoria tem como prioridade o protagonismo dos artistas, em especial da cultura popular, além das outras linguagens artísticas, bem como espaços de capacitação, entre tantas outras abordagens”, ressalta.
PROGRAMAÇÃO – Em Taquaritinga do Norte, além do palco Pernambuco Meu País, outros polos voltados para outras linguagens também compõem a programação, como os palcos País das Culturas Populares, País da Música e País da Cultura Alimentar. A proposta é promover, em todos os cantos do município, ações descentralizadas voltadas para linguagens como a cultura popular, a gastronomia e outras ações voltadas para a música.
Também será realizado o Cortejo Brincantes na abertura do festival, nesta sexta-feira (12), com com a participação de grupos da cultura popular como o Boi Fantástico, Caboclinho União Sete Flexas, Grupo Afojubá Batuque, Maracatu Águia de Ouro de Nazaré da Mata, Maracatu Nação Raízes de Pai Adão e a Troça Carnavalesca Pitombeira dos Quatro Cantos, Patrimônio Vivo de Pernambuco. O cortejo será realizado em torno da Praça Padre Otto Sailler, a partir das 19h.
Outro palco onde a cultura popular estará presente com força é o País Culturas Populares, nesta sexta-feira (12) e sábado (13), a partir das 13h, com apresentações de grupos como o Bloco Compositores e Foliões, Noé da Ciranda, Caboclinho Tupinambá de Recife, Coco de Roda e Ciranda do Mestre Goitá e Ciranda Terno da Mata, dentre outros.
Em Taquaritinga do Norte o café não poderia estar de fora da programação, e neste sentido o público poderá conferir várias ações gastronômicas no palco País da Cultura Alimentar, dentre elas atividade Giro Clandestino com a Intervenção Gastronômica: harmonização de café com ingredientes característicos da região, no domingo (14).
Dentro do recheado cronograma de atividades, estão três dias de shows no palco Pernambuco Meu País. Na sexta-feira (12), sobem ao Palco Pernambuco Meu País: Benil, As Januárias, Waldonys e Dorgival Dantas; no sábado (13), Renato Vilela, Odair José, José Augusto e Carlinhos Brown; e no domingo (14), Volver, Ave Sangria, Hungria e Maneva.
FESTIVAL – O Festival Pernambuco Meu País passará também pelos municípios Bezerros/Serra Negra (19 a 21 de julho), Gravatá (26 a 28 de julho), Pesqueira (2 a 4 de agosto), Caruaru (9 a 11 de agosto), Triunfo (16 a 18 de agosto), Arcoverde (23 a 25 de agosto) e Buíque (30 de agosto a 1º de setembro).
Em todas as cidades, serão realizados shows, espetáculos teatrais e circenses, exposições visuais, mostras de cinema, intervenções artísticas e muitas outras atividades de linguagens como artesanato, design e moda, gastronomia e literatura, de forma gratuita, para todas as idades.
O objetivo do Festival Pernambuco Meu País é promover a conexão de linguagens artísticas pernambucanas e nacionais e apresentar à população do estado e turistas, de forma lúdica e comunicativa, uma conexão entre as regiões, cidades, identidades, gêneros, conceitos artísticos e dinâmicas do fazer de um povo que, historicamente, tem sua cultura como parte da identidade de estado-país. Ao todo, o Festival Pernambuco Meu País contará com 80% de artistas locais, beneficiando 700 mil pernambucanos de forma direta.
O Festival Pernambuco Meu País é realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura (Secult-PE) em conjunto com a Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Contando ainda com apoios das prefeituras das oito cidades que receberão o evento, assim como das Secretarias de Meio Ambiente (Sema-PE), de Saúde (SES-PE), da Mulher (SecMulher-PE), de Defesa Social (SDS) e de Turismo (Setur-PE), além da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), do Conservatório Pernambucano de Música (CPM) e também da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).
Para mais informações sobre o Festival Pernambuco Meu País, acesse www.cultura.pe.gov.br/festivalpernambucomeupais ou a conta no Instagram @festivalpernambucomeupais.
Confira a programação do Festival Pernambuco Meu País em Taquaritinga do Norte:
Sexta-feira (12)
País da Música (Centro Comercial)
11h – Trio Camaleão
13h – Pablo Rabeca
País das Culturas Populares
13h – Bloco Compositores e Foliões
14h – Noé da Ciranda
15h – Caboclinho Tupinambá do Recife
16h – Coco de Roda e Ciranda do Mestre Goitá
17h20 – Ciranda Terno da Mata
Cortejo Brincantes (a partir das 19h)
Boi Fantástico
Caboclinho União Sete Flexas
Grupo Afojubá Batuque
Maracatu Águia de Ouro de Nazaré da Mata
Maracatu Nação Raízes de Pai Adão
Troça Carnavalesca Pitombeira dos Quatro Cantos *Patrimônio Vivo de Pernambuco
Palco Pernambuco Meu País
20h – Benil
21h30 – Às Januárias
23h – Waldonys e Banda
0h30 – Dorgival Dantas
Sábado (13)
País da Cultura Alimentar
14h – Instituto Ceres com a Oficina: Harmonizando o Sabor das Festas Juninas com Cervejas Artesanais
15h – Giro Clandestino com a Intervenção Gastronômica com Formação: Métodos de Extração de café
País da Música (Centro Comercial)
11h – Mestre Gama
13h – Socorro & Mazé e Banda
País das Culturas Populares
13h – Samba de Coco Irmãs Lopes
14h – Grupo de Coco de Roda Negras e Negros do Leitão da Carapuça
15h – Mestre João Limoeiro
16h – Afoxé Povo de Agunté
17h20 – Caboclo Mestiço
Palco Pernambuco Meu País
20h – Renato Vilela
21h30 – Odair José
23h – José Augusto
0h30 – Carlinhos Brown
Domingo (14)
País da Cultura Alimentar
10h – Giro Clandestino com a Intervenção Gastronômica: harmonização de café com ingredientes característicos da região
14h – Jonathan Liandro com a Intervenção Gastronômica: Bolo Agrestijo de queijo coalho com calda de banana
País da Música (Centro Comercial)
11h – Mocinha de Passira e Sérgio Ricardo
13h – Flávia Soares
Palco Pernambuco Meu País
14h – Volver
15h30 – Banda Ave Sangria
17h – Maneva
19h – Hungria