O Governo de Pernambuco liberou, ontem (2), a vacinação contra a Covid para crianças com 3 anos de idade contra a Covid.
De acordo com o governo, a ampliação foi possível diante da presença de doses da vacina Coronavac nos estoques das cidades pernambucanas. No estado, 149.786 crianças com 3 anos de idade estão aptas a receber as duas doses da vacina, com intervalo de 28 dias.
No mês de julho, Pernambuco já havia iniciado a imunização de meninos e meninas com 4 anos de idade, porém, o avanço não atendeu as expectativas e, por isso, as cidades ainda possuem doses que deveriam ter sido utilizadas neste público em seus estoques.
“A partir das informações encaminhadas pelos municípios para o Programa Estadual de Imunizações (PNI-PE),até esta sexta-feira (12/08), apenas 13.597 crianças com 4 anos de idade receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. E o Estado conta com um público estimado de 154.355 pessoas. Portanto, as cidades ainda contabilizam estoques do imunizante para realizar a ampliação. Não podemos perder tempo quando o assunto é proteger nossas crianças”, afirma a superintendente de Imunizações de Pernambuco, Ana Catarina de Melo.
Atualização de caderneta
Atualmente, estão em andamento as campanhas nacionais de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação de menores de 15 anos de idade. É possível aproveitar o momento da vacinação contra a Covid-19 para atualizar toda a situação vacinal das crianças e adolescentes.
“Estamos em um momento de baixas coberturas vacinais para poliomielite, tríplice viral, hepatites A e B e rotavírus, por exemplo, e precisamos aproveitar a presença desses públicos em locais de vacinação para checagem da caderneta vacinal e atualizar as doses que tiver em atraso. As vacinas presentes no calendário nacional podem ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo após a aplicação da vacina contra a Covid-19, na população a partir de três anos de idade”, disse Ana Catarina.
Mais de 2,4 mil salas de vacinação no estado estarão mobilizadas para receber mães, pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes para atualização da situação vacinal, de 8 de agosto a 9 de setembro, com o ‘Dia D’ de mobilização nacional em 20 de agosto.