A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informou que, de 25 de fevereiro até a manhã desta quinta-feira (5), foi notificada de 20 casos suspeitos de covid-19 no estado (conforme tabelas abaixo). Até o momento, já foram descartadas 12 suspeitas e outras oito continuam em investigação. Os pacientes têm histórico de passagem pela França, Inglaterra, Itália, Espanha, Alemanha, Suíça, países com transmissão local do vírus.
Os casos notificados foram acolhidos em serviços privados do Recife e Olinda e no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc). Apenas um caso não chegou a ser admitido em nenhum serviço – a coleta do material laboratorial foi feita por uma equipe do município na própria residência. Os pacientes são residentes do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru, Vitória de Santo Antão e Itália.
Dos 12 casos descartados, três não positivaram para nenhum vírus respiratório, quatro foram positivos para influenza B e quatro para influenza A(H1N1). Um caso foi positivo para beta coronavírus OC43 (resultado do Instituto Evandro Chagas, do Pará), um tipo de coronavírus já conhecido anteriormente e com circulação sazonal no mundo, sendo diferente do atual covid-19, e que já tinha sido identificado em Pernambuco em fevereiro de 2019, após um surto de síndrome gripal em um navio. O OC43 é conhecido por casos leves e moderados.
Dos pacientes em investigação, só um está em isolamento hospitalar em unidade privada. Os demais, após orientações, foram encaminhados para isolamento domiciliar. Esses estão sendo permanentemente monitorados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica e da Atenção Primária dos municípios do Recife, Olinda, Jaboatão e Vitória de Santo Antão.
A SES-PE produziu um protocolo clínico e epidemiológico do novo coronavírus (covid-19), se baseando nos documentos e evidências científicas nacionais e internacionais já disponíveis, fazendo também as adaptações e acréscimos necessários para a realidade do Estado. O material, que ficará disponível no https://www.cievspe.com/novo-coronavirus-2019-ncov, traz um histórico da ocorrência do novo vírus no mundo e orienta a rede de saúde para atuar na identificação, notificação e manejo oportuno dos casos suspeitos, com o objetivo de evitar os riscos de transmissão sustentada e prestar a assistência adequada ao paciente.
O protocolo explicita para os profissionais de saúde as características gerais da doença, como sintomas, tempo de incubação do vírus e período de transmissibilidade, além das medidas de proteção individual, tanto para o profissional quanto para a população. Também é reforçado o fluxo para notificação e para a coleta de material para as análises em laboratório. Para o atendimento de um caso suspeito, há as recomendações para fazer o transporte e para o manejo clínico, inclusivo para casos graves.
“Pernambuco continua sem confirmação de casos de coronavírus. Mas já estamos com a rede orientada e capacidade para acolher os pacientes suspeitos e prestar a assistência devida. Esse novo protocolo servirá para padronizar a assistência e nortear o trabalho dos nossos profissionais, principalmente, aqueles que atuam nas unidades públicas de referência e também nos serviços privados”, pontua o secretário estadual de Saúde, André Longo.
Conscientização
Com o objetivo de chamar a atenção sobre a importância de discutir o tema com alunos e professores nas escolas estaduais, a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), realiza, ao longo da próxima semana, uma série de atividades de conscientização sobre o covid-19 em todas as 1.060 escolas da rede estadual.
Já na segunda-feira, gestores e coordenadores das 16 Gerências Regionais de Educação do Estado participarão de palestra com as principais informações em saúde relacionadas ao vírus, como características da doença e dicas de prevenção.
O objetivo é fazer com que as informações mais fidedignas sobre o assunto sejam repassadas aos estudantes da rede estadual, evitando, assim, a propagação de boatos e estimulando práticas de prevenção. Ao longo da próxima semana, todas as unidades serão orientadas a dedicar ao menos um dia para atividades ligadas ao debate sobre o coronavírus, com material de apoio (cartazes e folderes) fornecido pela SEE.
“O assunto tomou a atenção do público e vemos por aí muito alarmismo devido a fontes duvidosas de informação. Nossa ideia com este encontro é fazer chegar até a escola dados mais precisos sobre o assunto, compartilhados pela equipe técnica da Secretaria de Saúde”, pontua o secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Fred Amancio.
Saiba mais
Casos em investigação (locais de residência dos pacientes)
4 no Recife
2 em Olinda
1 em Jaboatão
1 em Vitória de Santo Antão
Notificações por gênero (descartados e em investigação)
11 mulheres
9 homens
Notificações por idade (descartados e em investigação)