Folha de Pernambuco
Pernambuco entra hoje em uma de suas fases mais restritivas desde o início da pandemia causada pelo novo coronavírus. Até o próximo dia 28, todo o território do Estado estará em quarentena. A determinação foi anunciada pelo governador Paulo Câmara na última segunda.
Conforme o decreto que estabelece o que pode ou não funcionar durante este período, serviços considerados essenciais como supermercados, padarias, postos de combustíveis, clínicas e farmácias não terão o seu funcionamento modificado. Já aqueles classificados como não essenciais, a exemplo de shoppings centers, cinemas, academias e salões de beleza, estão proibidos de abrir as portas. Praias e parques também estão fechados. Bares e restaurantes podem funcionar nos modelos de retirada no local e delivery. Igrejas e demais templos religiosos apenas podem abrir para atividades administrativas e transmissões pela internet.
Para fiscalizar o cumprimento das nova medidas, o Governo do Estado reforçou o efetivo das forças de segurança. Quase cinco mil agentes, entre policiais militares, bombeiros militares, policiais civis e servidores lotados na Secretaria de Defesa Social (SDS-PE), atuarão nos 184 municípios de Pernambuco.
“Esse efetivo é o incremento empregado nessas ações sanitárias, dedicados à Operação Quarentena. Além desses quase 5 mil servidores, temos os profissionais das unidades de área e especializadas, dividindo as fiscalizações sanitárias com a atuação de prevenção e repressão à violência, e dos demais órgãos públicos reunidos no Centro Integrado de Comando e Controle Regional, já ativado”, explica o secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua.
“Nas 24 horas do dia, as operativas, guardas municipais, diretorias municipais de controle urbano, Procon, vigilâncias sanitárias e outros órgãos somam esforços na tentativa de desacelerar a transmissão do coronavírus”, acrescentou.
Segundo a SDS, além de fiscalizar, os agentes também orientarão a população quanto ao uso da máscara e ao distanciamento social e, além disso, poderão encaminhar à delegacia aqueles que desrespeitarem as normas. Durante a operação, haverá inspeção em comércios e outros tipos estabelecimentos, além de vigilância de espaços com restrições de uso e circulação.