Cultura Viva. Assim pode ser descrito o Encontro de Burrinhas, Caboclinhos, Catirinas e Maracatus de Pernambuco que, em 2024, chega a décima edição no município de Bom Jardim. O evento acontecerá na Terça de Carnaval (13), com concentração a partir das 8h, na Rua Manoel Augusto (em frente ao Museu de Bom Jardim). O cortejo está previsto para 9h pelas principais ruas da cidade, além de apresentações culturais e shows de Dudu do Acordeon, Roberto Cruz, Ciranda Maravilhosa e Orquestra Bonjardinense no Pátio de Eventos.
De acordo com o idealizador e organizador do Encontro, professor Edgar Santos, mais de 20 delegações de agremiações carnavalescas de Limoeiro, Surubim, João Alfredo, Glória do Goitá, Bom Jardim, Araçoiaba, Aliança, Buenos Aires e Orobó estão confirmadas na programação. Este ano, Limoeiro terá como representantes Boi Dourado, veterano em participações, e os Bois Cara Preta e Cara Branca, que serão estreantes. Também participaram pela primeira vez as La-Ursa de Bonja e as Burrinhas Boca do Dragão.
“A festa é livre para todos os públicos. As crianças devem vir acompanhadas dos pais para prestigiarem uma aula espetáculo da verdadeira cultura popular pernambucana”, destaca Edgar. O Encontro é considerado o principal acontecimento de representatividade da cultura popular na programação do Carnaval Levino Ferreira, que este ano faz homenagem aos grupos de Caboclinhos. Coordenada pelo Museu Comunitário de Bom Jardim, a festa tem apoio dos governos municipal e estadual, comércio local, Sintepe e comunidade.