g1 – Donald Trump foi indiciado em um processo criminal e, assim, torna-se o primeiro presidente ou ex-presidente dos Estados Unidos a se tornar réu.
A acusação feita pela promotoria ainda não foi divulgada, mas sabe-se que o caso gira em torno de um suborno pago à atriz pornô Stormy Daniels para que ela ficasse quieta a respeito de uma relação que teve com Trump anos antes.
Os detalhes da acusação devem ser tornados públicos numa etapa do processo chamada formalmente de denúncia, marcada, a princípio, para a próxima terça-feira (4). A promotoria e os advogados de Trump, segundo a imprensa americana, negociam como será a apresentação do ex-presidente nesse dia. A situação é inédita pela grande importância política do acusado.
Veja abaixo o que deve ocorrer:
O caminho de um processo legal nas varas criminais no estado de Nova York é o seguinte:
- O grande júri investiga se há motivos para um indiciamento. Neste caso, o grupo considerou que Trump deveria ser formalmente acusado.
- Se o réu não se entregar, ele pode ser levado à força pela polícia —não deverá ser esse o caso, pois os advogados de Trump já disseram que ele vai se apresentar voluntariamente.
- Trump será incluído no sistema da Justiça como réu: ele será fotografado e suas digitais serão registradas.
- A denúncia formal acontece com uma aparição na corte. Neste momento, são lidas as acusações da promotoria e, geralmente, a defesa alega se é inocente ou culpada.
- Em seguida ocorrem as audiências anteriores ao julgamento, nas quais a defesa argumenta para derrubar as acusações ou evidências, pede um cronograma para o juiz e a lista de testemunhas é questionada pelos advogados.
- Depois começa o julgamento.
Vai haver prisão?
Se Trump se entregar voluntariamente, ele não vai ser preso. Há indicações de que o ex-presidente vai se entregar: a promotoria afirmou que entrou em contato com os advogados de defesa para combinar como será a apresentação.
Clique aqui para ler a matéria na íntegra.