Do O Antaginista – O senador Renan Calheiros (MDB) disse que a PEC da Transição é um erro e que o ideal seria a equipe de transição do governo procurar o Tribunal de Contas da União (TCU), em vez do Centrão, para viabilizar o pagamento do Auxílio Brasil de R$ 600.
“Essa coisa da PEC é uma barbeiragem, você se entregar com essa facilidade ao Centrão. Não é o mais recomendável o mais simples, o menos custoso. Bastaria fazer uma consulta ao TCU de como implementar essas coisas que foram prometidas na campanha, sem necessidade da PEC. Porque a PEC, ao final e ao cabo, foi o caminho utilizado naquela PEC do Estelionato“, declarou o senador Alagoano em entrevista ao O Antagonista. “Recorrer ao Centrão agora, depois de tudo o que representou no governo Bolsonaro, é um erro.”, disse.
Renan disse não saber ainda qual será o seu papel no governo de Lula, mas que irá atuar para garantir a governabilidade. Para isso, o senador se encontrou nessa quarta-feira (02) com o senador Randolfe Rodrigues (Rede), e irá se encontrar com a deputada Gleisi Hoffmann (PT).
“Tem que se fazer uma grande construção de convergência, que eu acho que é o papel da gente nesse momento, dos senadores. Tem que restaurar a institucionalidade, as melhores relações congressuais e a proporcionalidade, e essas coisas todas foram atropeladas por Bolsonaro e pelo Centrão“, explicou Renan. “Eu acho que dá para fazer uma ampla maioria tanto na Câmara quanto no Senado, para eleger sem sobressalto os presidentes das duas casas e garantir um quórum aí para fazer mudança constitucional.”, concluiu.