Passeata marcará programação de mostra cultural em alusão ao dia da “Consciência Negra” em João Alfredo

Por Luís Corrêa – No mês que se comemora o dia da “Consciência Negra”, o município de João Alfredo, localizado no Agreste Setentrional de Pernambuco, preparou uma programação especial em alusão à data comemorativa. A iniciativa acontecerá hoje, 19 de novembro, começando com uma passeata, percorrendo as principais ruas da cidade, com saída às 8h da manhã, com concentração na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e logo em seguida acontecerá uma Mostra Cultural, durante o dia, na Quadra Poliesportiva da Escola Referência em Ensino Médio (EREM) Jarina Maia, no centro.

Intitulado como “Consciência Negra: Educação, Cultura e Resistência”, o evento terá uma programação extensa durante o dia, Hallan Wagner, representante da Gerência de Direitos Humanos de João Alfredo, destaca essas ações. “Durante a passeata vamos mostrar a valorização da cultura africana aqui no Brasil, de modo particular no município, onde nós temos duas comunidades quilombolas, o Serrote e Brejinhos. Na Mostra Cultural teremos falas de pessoas afrodescendente da cidade, apresentações culturais e exposições de produtos e serviços produzidos por pessoas e entidades de Matrizes Africanas, localizados em João Alfredo”, destacou Wagner.

Raízes Históricas

João Alfredo, localizada no Agreste Setentrional de Pernambuco, aproximadamente a 117 km da capital Recife, é conhecido como “A Cidade Feliz”, “A Terra do Toyota” (transporte rotativo da região), e o “A Cidade do Polo Moveleiro”, possui no município duas comunidades quilombolas, o Serrote e Brejinhos que refletem e tem muita referência no seu atrativo cultural, artesanal e na agroecologia.

Brejinhos tem uma grande preservação da história e da cultura negra, com 600 habitantes e composta de 200 famílias que se autodeclaram afrodescendentes. A localidade ainda preserva alguns monumentos que mantém viva a história africana, como a Igreja, Casas de Farinha e o antigo cemitério.

Na parte cultural, os destaques ficam por conta dos maracatus, caboclinhos, cirandas e mestres de capoeiras advinda da região. Anualmente acontece na cidade, a iniciativa “Mostra Tua Arte, João Alfredo”, que expõem os trabalhos dos artesões locais atraindo vários turistas e visitantes ao município, movimentando a economia local.

E o Casarão dos Arrudas, localizado próximo às margens da PE 90, entre os municípios de João Alfredo e Limoeiro, na entrada do povoado de Brejinhos. Um dos pontos turísticos, que conserva essa raiz histórica, com sua beleza arquitetônica e seu rico acervo. A anfitriã Vilma Arruda recebe diariamente turistas, visitantes e estudantes das redes municipal, estadual e particular para conhecer um dos cenários que vivenciou de perto todo o período da escravidão do Brasil. No local, os presentes podem presenciar quatros salas alusivos à cultura quilombola da comunidade de Brejinhos.

Agroecológica

A agricultura familiar de João Alfredo tem se destacado em todo o Nordeste, principalmente na área da Agroecologia, com suas feiras de produtos naturais que acontecem toda segunda-feira na área central da cidade. Em 2023 foram destaque duas iniciativas exitosas realizadas no município com mulheres agricultoras e estudantes municipais. O projeto de horta nas escolas, com práticas produtivas de baixo carbono, dialogando com as mudanças climáticas e também a inclusão social em transição agroecológica na feira de base agroecológica de João Alfredo. Pelo terceiro ano consecutivo os agricultores joãoalfredense participam da AgriNordeste, através de um coletivo de mulheres agricultoras produtoras de alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos.