Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de João Alfredo-PE comemora 81 anos de fundação

A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de João Alfredo – PE, comemora nesta  sexta-feira (28), 81 anos de fundação.
A paróquia é formada por mais de 40 comunidades que buscam através das missões motivar a todos na luta por uma sociedade justa e mais fraterna.
Também estão sendo realizados vários eventos envolvendo todas as pastorais e movimentos para que todos os paroquianos celebrem com alegria essa data tão importante para toda a paróquia.

Histórico
De acordo com registros históricos, a história da paróquia está totalmente ligada ao desenvolvimento de toda a cidade de João Alfredo. Tudo teve início quando as primeiras famílias chegaram à cidade e, sendo todas de origem católica e havendo a necessidade de um espaço onde pudessem se encontrar, o Cel. José Ferreira da Silva, dono do Engenho Boa vista,  construiu em 1900 uma capela em devoção a Nossa Senhora da Conceição.
Assim, em 28 de outubro de 1941, dom Ricardo Vilela, bispo de Nazaré da Mata, vendo a necessidade do povo, criou a Paróquia  de João Alfredo, criada como Nossa Senhora da Conceição. Seu território foi desmembrado da Paróquia de Sant’Ana, do Bom Jardim – PE, sendo seu primeiro pároco o padre Eurico Cavalcanti, que tomou posse na mesma data em que a paróquia fora instalada.
Em 1954, com incentivo do padre Jonas Menezes e Silva, teve início às obras de construção da nova Igreja Matriz, para que os paroquianos pudessem ter um local mais aconchegante para se reunirem.

                            Padre Ailton Maciel

Ao longo desses 81 anos, vários padres desempenharam a função de párocos da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, muitos dos quais os paroquianos lembram com carinho e afeto. Hoje, a paróquia é dirigida pelo padre Ailton Maciel e  conta com o trabalho de várias pastorais e movimentos, com grande participação de paroquianos, que exercem suas funções. Afinal, João Alfredo conta com um população de mais de 30 mil habitantes, sendo em sua maioria católicos. Por isso que a palavra que define esses 81 anos é Evangelização. Podemos dizer que, além de 81 anos de evangelização, são 81 anos de obras e construções, 81 anos de vidas doadas.

Monsenhor Jonas Menezes e Silva

Fotos: Lucivaldo Lima, Hermes Portela e arquivo