Papa Francisco elogia inclusão social e pede unidade na Bolívia…

163

O Papa Francisco iniciou, nesta quarta-feira, uma visita à Bolívia, um dos países mais pobres da América do Sul, com elogios aos “passos importantes” em favor da inclusão social e do meio ambiente dados pelo governo, e também pediu diálogo e unidade.

Como já havia feito no Equador, primeiro país de sua viagem pelo subcontinente, o Papa renovou os votos pela família e pelos jovens. Ele permanecerá na Bolívia até sexta-feira e, depois, segue para o Paraguai.

O avião com o sumo pontífice aterrissou às 17h15 (18h15 de Brasília) no aeroporto de El Alto, a 4.000 metros de altitude, vizinho da cidade de La Paz. O Papa foi recebido pelo presidente Evo Morales, que o abraçou e lhe entregou uma “chuspa” (pequena bolsa andina). “Recebemos com os braços e o coração abertos o papa dos pobres”, disse Morales na cerimônia de boas-vindas.

Em sua chegada, Francisco reconheceu “os passos importantes” do governo de Evo Morales em matéria de “diálogo” e “inclusão” na vida econômica e social do país e garantiu a atuação da Igreja na defesa de ambos. Aparentando estar bem, apesar da altitude e do frio, o pontífice cumprimentou as crianças vestidas com trajes típicos. Uma delas conseguiu até tirar uma “selfie” com o Papa. (Jornal do Commercio)