Quatro chapas majoritárias disputarão a preferência do eleitorado do município do Bom Jardim, Agreste Setentrional de Pernambuco, composto por 26752 eleitores. As convenções partidárias foram realizadas nos dias 30 (sábado) e 31 (domingo) de julho, movimentando de sobremaneira a cidade.
No sábado pela manhã, houve a convenção do Psol no plenário da Câmara Municipal, quando foram homologados os nomes do professor Jerônimo Cisneiros (Psol) a prefeito, tendo como vice Luciano Araújo. A professora Sueli Farias (Psol) é a única candidata a vereador na citada coligação.
Já a noite foi a vez da coligação Muda Bom Jardim, encabeçada pelo PSB, realizar sua convenção nas dependências da Erem Mota Silveira, oficializando a chapa Kalina Rufino (PSB) a prefeito e Cidinho Lucena a vice-prefeito, além de dezenas de candidatos a vereador. A coligação é formada pelas siglas PSB, PRTB,PR,Solidariedade, PSC, PDT,PTC,Partido Verde e DEM. O evento contou com as presenças do ex-deputado estadual Sebastião Rufino e do ex-prefeito Fabiano Rufino.
A tarde do domingo (31) foi tomada por verdadeiro embate entre os partidários das coligação comandadas pelo PP e PSD, que realizaram suas convenções no mesmo horário, obviamente em locais diferentes.
No Ginásio Esportivo Oswaldo Lima, no Bairro Noelândia, em clima de muita euforia, o PP e partidos coligados lançou a chapa da situação através da qual o atual prefeito Miguel Barbosa (PP) e o atual vice-prefeito Antônio Belarmino -“Cobra” tentarão suas reeleições. A situação marchará com duas chapas proporcionais, totalizando dezenas de candidatos à Câmara Municipal.
O evento foi prestigiado uma multidão que superlotou o ginásio e grande parte de sua área externa, na Avenida Castelo Branco. Os partidários da situação classificam o ato como “a maior convenção da história do município”. A presença de destaque foi a do deputado federal Eduardo da Fonte, presidente estadual do PP, que prometeu todo o empenho possível para que o prefeito Miguel Barbosa saia vitorioso em seu intento de reeleição.
No Alto do Carmo, nas áreas interna e externa da Escola Estadual Raimundo Honório faltou espaço para acomodar o espetacular público que prestigiou a convenção do PSD e partidos coligados, homologando as candidaturas do ex-prefeito João Lira (PP) a prefeito, da professora Ivonete Ivo (PP) a vice-prefeito, e duas chapas proporcionais de candidatos a vereador.
O deputado federal e secretário estadual das Cidades André de Paula (PSD), o deputado federal Ricardo Teobaldo (PTN) e o deputado estadual Joaquim Lira (PSD) disseram presente ao ato e hipotecaram total apoio ao considerado principal segmento oposicionista do Bom Jardim.
(Fotos: Akires Sabino, rodrigos Sedícias e Patrícia Andrade)