Diário de Pernambuco – O Memorial da Justiça de Pernambuco vai promover, em três sextas-feiras do mês de agosto (4, 18 e 25), visitas mediadas ao Palácio da Justiça, sede do Judiciário estadual. Os visitantes poderão não só conhecer os espaços históricos do Palácio, bem como a exposição comemorativa TJPE: 200 anos de História. A visitação, que acontece no horário das 14h às 15h30, é gratuita e inclusiva, pois os locais possuem acessibilidade para pessoas com deficiência visual e auditiva. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição disponível no Instagram do Memorial da Justiça.
A gestora do Memorial da Justiça, Mônica Pádua, explica como funciona a dinâmica da atividade. “A visita ao Palácio é mediada pela equipe do Educativo do Memorial da Justiça que, além de abrir para os visitantes as salas históricas e mostrar o funcionamento atual do prédio, também leva o público a conhecer um pouco mais sobre a história da Justiça pernambucana desde a sua criação”.
Dúvidas e informações podem ser respondidas pelo e-mail: memorial.educativo@tjpe.jus.br
Palácio da Justiça – Inaugurado em 1930, o prédio foi projetado pelo arquiteto Giácomo Palumbo, com a colaboração de Evaristo de Sá. O Palácio é sede da Justiça de Pernambuco, onde são realizados julgamentos, decisões administrativas, palestras e lançamento de livros, entre outras solenidades. Tudo isso numa estrutura arquitetônica eclética e decorada com diversas obras de arte, distribuídas ao longo do prédio, a exemplo de quadros, vitrais, esculturas, painéis e pinturas. O prédio histórico fica localizado à Praça da República, s/n, bairro de Santo Antônio, no Recife.