Em cerimônia de posse realizada na Câmara dos Deputados, nesta sexta-feira (2/1), Osvaldo Coelho (Democratas-PE) assumiu o mandato do atual vice-governador de Pernambuco, Raul Henry. O evento foi oficializado pelo primeiro vice-presidente da Casa, Arlindo Chinaglia (PT-SP).
Coelho, que já possui uma longa história de atividade política como parlamentar, sempre pelo PFL/Democratas, deve ocupar o cargo pelo curto período de um mês. De acordo com ele, em respeito ao dever cívico que lhe foi imposto, atuará conforme sua bandeira política: a defesa da região do semi-árido nordestino e do Vale do São Francisco.
“Precisamos fazer valer a voz dos estados do Nordeste que não recebem a mesma devoção que estados do Sul e Sudeste. São Paulo vive sua pior seca em 100 anos enquanto que o Nordeste, em 100 anos viveu 70 dessas. Muito provavelmente o governo federal vai achar uma solução fantástica para resolver o problema no Sudeste enquanto aqui persistimos com essa política assistencialista”, criticou.
Para Coelho, é preciso vontade política do parlamento para que se busque uma solução definitiva para a região. Ele criticou os 12 anos de gestão petista para a região.
“Em 12 anos não foi irrigado um hectare do semi-árido pelo governo federal. E persiste esse mito do problema da seca, da falta de água. Temos exemplos nos estados da Califórnia, Arizona e Nebrasla nos Estados Unidos que eram lugares tão ou mais secos que o Nordeste e hoje são oásis de produção. O mesmo vale na Espanha que é uma terra seca e se valeu de projetos estruturantes. É isso que vai resolver o problema”, pontuou. (Mário Flávio)